Creme para Rosácea: 9 Opções Mais Calmantes e Hidratantes
Atualizado 12 de agosto 2021
Apesar de não haver cura para a rosácea, existem tratamentos que são efetivos no controle da doença, e um deles envolve o uso de cremes adequados para tratá-la. Quer saber quais são eles? Nós separamos as melhores opções para minimizar a vermelhidão e a sensibilidade do seu rosto.
A rosácea é uma doença inflamatória crônica que atinge a pele e, geralmente, ocorre com pessoas que têm entre 30 e 50 anos. Essa condição deixa a pele mais seca, bem vermelha e irritada. Porém, há formas eficazes de controlá-la com o uso de cremes específicos e outros cuidados que minimizam os sintomas temporariamente.
Mas como todo cuidado é pouco, sozinhos, os cremes não conseguem fazer milagre. Por isso, também selecionamos algumas dicas de como escolher o creme perfeito para o tratamento de rosácea e quais outros cuidados você deve tomar na sua rotina do dia a dia.
O que é e como surge a rosácea?
A rosácea é uma doença inflamatória crônica, que tem períodos de melhora e outros de piora. Embora sua causa não seja totalmente elucidada, provavelmente o fator genético contribui significativamente para a manifestação da rosácea.
Além disso, a doença também aparece em momentos de estresse, após a ingestão de determinados alimentos e bebidas, após atividades físicas, ou quando o clima está muito quente ou frio.
Em suma, a pele com rosácea é sensível e comumente chamada de reativa, pois a vermelhidão se apresenta como reação a diversos produtos e ativos.
Os sintomas mais comuns da rosácea na pele são o chamado flushing facial, que é a sensação súbita de vermelhidão e calor, a dilatação dos pequenos vasos e o surgimento de pápulas e pústulas muito semelhantes às espinhas.
A doença é mais frequente em mulheres, embora também ocorra em homens, e costuma se manifestar principalmente entre 30 e 50 anos.
Como deve ser um creme para rosácea?
Por ser um problema com sintomas específicos, o creme indicado para o tratamento de rosácea deve conter alguns diferenciais em sua composição. Assim, além de tratar, ele também ajuda a minimizar e controlar os sinais da doença.
Geralmente, um dos principais sintomas da rosácea é a vermelhidão na pele. Por esse motivo, recomendamos que você opte por cremes com ação calmante e que minimizem a sensibilidade excessiva, a grande causadora do desconforto na pele.
Além disso, é preciso que o creme tenha propriedades hidratantes para diminuir os sintomas de uma pele muito seca e, de quebra, deixá-la mais suave. E, se possível, escolha uma opção que também tenha ação prebiótica para reforçar a barreira de proteção natural da pele.
9 melhores cremes para rosácea
Está em busca de um creme que minimize e controle os sintomas da rosácea? Nós selecionamos as nove melhores opções que vão te ajudar a tratar e cuidar da sua pele do jeito que ela realmente merece. Confira!
1. Eucerin AntiREDNESS
O AntiREDNESS, da Eucerin, é perfeito para as peles mais sensíveis, pois proporciona um conforto mais duradouro, graças aos ativos SymSitive e Licochalcona A. Ele conta ainda com pigmentos verdes que cobrem e neutralizam o tom avermelhado, resultando em uma pele com tom uniforme, além de conter FPS 25, proteção UVA e ajudar a manter a barreira natural da pele.
2. La Roche-Posay Toleriane Sensitive
Indicado para peles sensíveis, o creme Toleriane Sensitive, da La Roche-Posay, não só hidrata, como também acalma, protege e alivia as sensações de ardência, ressecamento e vermelhidão que a rosácea pode deixar no rosto.
Seus destaques ficam por conta das 48 horas de hidratação e a ação prebiótica, que protege, recupera e estimula as defesas naturais da pele.
3. Bioderma Sensibio AR
O creme antivermelhidão Sensibio Ar, da Bioderma, é destinado para o tratamento e proteção de peles sensíveis e intolerantes. Em sua fórmula há enoxolona, alantoína e canola, para reduzir instantaneamente as sensações de desconforto, e Dermatological Advanced Formulation, para aumentar a tolerância da pele.
4. Clinique Redness Solutions
Se você está disposta a investir um pouco mais, pode optar pelo Redness Solutions, da Clinique. Ele tem o preço um pouco mais alto, mas oferece excelentes benefícios para peles oleosas com rosácea: não tem óleo, acalma instantaneamente a vermelhidão, minimiza a irritação e deixa a pele mais confortável.
5. Profuse Nutrel Suavizante Balm
Com uma textura gel-creme ultraleve, o Nutrel Suavizante Balm, da Profuse, pode ser usado em qualquer tipo de pele e tem uma rápida absorção, deixando o rosto livre de uma sensação molhada ou pegajosa.
Além da ação prebiótica, ele conta com ácido hialurônico e extrato de aveia, garantindo ainda hidratar, acalmar, fortalecer e reduzir a vermelhidão da pele.
6. Isdin Nutratopic Pro-AMP
O creme facial Isdin Nutratopic Pro-AMP promete hidratar e aliviar a sensação de coceira causada pela secura excessiva da pele, que normalmente a rosácea proporciona. Ele é um produto de rápida absorção, com conforto imediato e que ajuda a restaurar e proteger a barreira cutânea.
7. Avène XeraCalm A.D. Baume Relipidant
O XeraCalm A.D. Baume Relipidant, da Avène, é recomendado para peles extremamente ressecadas e que sofrem com coceira, seja de adultos, crianças e até bebês.
Em sua fórmula há três ativos que se destacam: o I-modulia (que diminui a sensação causada pela secura e suaviza a vermelhidão), os Cer-Omega (que reparam e nutrem) e a água termal Avène (que devolve o conforto e acalma a pele).
8. Bioderma Sensibio DS+
Diferentemente do Sensibio AR, o Sensibio DS+, da Bioderma, é indicado para peles com vermelhidão e descamação. Além de deixar o rosto mais macio e hidratado, ele combate a proliferação de substâncias irritantes, acalma a pele e ainda reduz os sintomas de dermatite seborreica.
9. Mantecorp Skincare Epidrat Calm
O Epidrat Calm, da Mantecorp Skincare, é um hidratante restaurador feito para peles sensíveis e intolerantes, já que acalma e minimiza a vermelhidão. Tudo isso graças ao Complexo Sens C, composto por ativos anti-irritantes, reparadores e calmantes, que promove o conforto imediato para a sensibilidade da pele.
Cuidados essenciais para diminuir a rosácea
Mesmo que você escolha um creme eficaz e cheio de ativos que melhoram a aparência da rosácea na pele, é preciso tomar alguns cuidados essenciais que farão toda a diferença no seu rosto no dia a dia. Entretanto, não deixe de se consultar com um dermatologista e seguir todas as recomendações que ele indicar.
Confira algumas dicas que vão ajudar no tratamento e no controle dos principais sintomas de uma pele com rosácea:
- Escolha os produtos certos para o seu tipo de pele: Uma pele com rosácea precisa de produtos específicos que minimizem os sintomas, e não o contrário. Sendo assim, opte por cosméticos desenvolvidos para peles sensíveis e foque nas ações hidratantes, protetoras e suavizantes dos produtos.
- Não fique no sol e utilize protetor solar: Talvez você não saiba, mas a exposição solar agrava a rosácea e, por isso, é extremamente necessário evitar ficar no sol excessivamente, principalmente sem proteção solar. Não esqueça de usar um protetor com alta proteção UVA e UVB todos os dias.
- Preste atenção e evite o uso de ácidos: Antes de utilizar qualquer produto que contenha ácido, confira se ele é recomendado e pode ser usado no seu tipo de pele. O ácido hialurônico, por exemplo, é extremamente indicado, pois ajuda a manter o rosto hidratado. Já o ácido retinóico é mais irritante e pode deixar a sua pele ainda mais sensível.
- Use hidratantes calmantes constantemente: Uma pele com rosácea precisa se manter hidratada para não agravar a aparência de seca e sensibilizada. Por isso, escolha um bom hidratante para o seu tipo de pele e capriche na aplicação.
- Inclua água termal na sua rotina: Além de proteger o rosto das agressões externas, a água termal também acalma, hidrata e suaviza a pele. Com ela na sua rotina diária, a sensação de frescor vai ser constante.
- Evite produtos com álcool e que sejam adstringentes: Não utilize produtos com álcool ou propriedades adstringentes na fórmula, pois eles são abrasivos e podem sensibilizar ainda mais a sua pele.
- Fique atenta a outros fatores: De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), fatores como frio ou calor excessivo, consumo de bebidas alcoólicas, fatores emocionais, bebidas quentes e condimentados podem ser agravantes para a rosácea. Evite-os o máximo que você puder.