13 Formas de Diminuir o Inchaço Durante a Gravidez

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 01 de outubro 2021

Depois do segundo trimestre da gravidez, é comum que as mulheres se sintam mais inchadas do que o normal no decorrer dos dias. Se você é uma delas e está buscando formas de reduzir o inchaço, confira as melhores dicas para se sentir mais leve!

É extremamente normal que mulheres grávidas retenham mais líquidos e sintam-se inchadas. Porém, é possível diminuir o inchaço durante a gravidez ingerindo bastante água, fazendo caminhada, se alimentando adequadamente, apostando em massagens e reduzindo o consumo de sódio e de cafeína no dia a dia.

Como dissemos, o inchaço é normal durante a gestação. Porém, se for excessivo, sem intervalos ou acompanhado de outros sintomas, como dores e desconforto, não hesite em consultar um médico. Mas se for o edema natural da gravidez, é possível minimizá-lo colocando algumas dicas simples em prática. Saiba como!

É normal ficar inchada durante a gravidez?

Sim, é normal que algumas partes do corpo da mulher fiquem inchadas nos meses finais da gravidez. Principalmente rosto, pés, tornozelos, pernas, braços e mãos.

Acontece que, naturalmente, o volume de sangue e de fluidos do corpo aumentam quando a mulher está grávida. Em contrapartida, depois do segundo trimestre, o útero já está bem grande e acaba comprimindo a veia cava.

Essa compressão diminui a velocidade do sistema linfático, dificulta a circulação sanguínea e, consequentemente, aumenta a retenção de líquidos em algumas regiões. O inchaço é um dos resultados de todo esse processo, bem como o aumento de peso.

Na maioria das vezes, ficar inchada durante esse período é normal. Mas, se você achar necessário, converse com um médico para que ele explique detalhadamente as possíveis causas.

13 formas de diminuir o inchaço durante a gravidez

Quer se sentir um pouco mais leve e diminuir o inchaço que ocorre na gravidez? Separamos treze dicas essenciais que vão te ajudar a se livrar do desconforto. Confira!

1. Tome bastante água

Pode parecer contraditório, mas beber bastante água é uma das formas mais eficientes de eliminar o excesso de fluidos. Dessa forma, o corpo fica mais hidratado e entende que não precisa reter tanto líquido para continuar funcionando bem. Tente tomar, mais ou menos, 2 litros de água por dia.

2. Caminhe um pouco

É comum que, na reta final da gravidez, as mulheres fiquem mais cansadas, indispostas e, por isso, queiram ficar sentadas ou deitadas ao longo do dia. Porém, não é recomendado ficar parada por muito tempo.

Uma caminhada leve de poucos minutos favorece a circulação sanguínea e linfática, aumenta a sensação de bem-estar e impede a retenção de líquidos.

3. Atenção à alimentação

Invista em uma alimentação saudável e fique atenta ao que você não deve comer durante a gravidez. Dê adeus às comidas industrializadas e consuma alimentos balanceados, ricos em potássio e que sejam diuréticos, para eliminar os líquidos em excesso.

Bons exemplos são: alface, tomate, laranja, beterraba, melancia, água de coco, banana, limão e cenoura.

4. Fique com os pés para cima

Pelo menos uma vez ao dia, deite-se um pouco e coloque os pés para cima, apoiando-os em almofadas, travesseiros ou na parede mesmo. Essa é uma das formas de melhorar o sistema linfático e favorecer a circulação sanguínea. Quanto mais o líquido circula pelo corpo, menos ele fica acumulado em algumas regiões.

5. Diminua o consumo de sódio e aumente o de potássio

O sódio retém muita água e, quando é consumido em excesso, faz com que algumas partes do corpo fiquem mais inchadas do que o normal. Por isso, evite alimentos muito salgados, industrializados e que tenham grande quantidade do mineral na composição.

Em contrapartida, aumente o consumo de comidas que são ricas de potássio. Ele equilibra a quantidade de sódio presente no organismo e diminui a retenção de líquidos. Os alimentos com o nutriente são: banana, abacate, pepino, beterraba e abacaxi.

6. Evite a ingestão de cafeína

Para quem gosta, uma boa xícara de café é sempre bem-vinda, não é mesmo? Mas quando algumas partes do seu corpo estiverem inchadas, a dica é evitar cafeína.

O motivo é simples: quando ela é consumida em excesso, pode causar desidratação devido aos efeitos diuréticos. Como resposta, o corpo entende que precisa reter mais líquido do que o normal.

7. Use roupas adequadas e não apertadas

Roupas muito apertadas podem dificultar a circulação sanguínea e contribuir para o aumento do inchaço. Por essa razão, opte por roupas mais confortáveis, larguinhas e que te deixem à vontade nessa etapa da gravidez.

No É de Mulher, nós temos um artigo especial para se vestir bem estando grávida, sem abrir mão do conforto e da elegância. Não deixe de conferir!

8. Mantenha-se refrescada

Quando está muito calor, os vasos sanguíneos se dilatam para equilibrar a temperatura corporal. Com isso, ocorre um acúmulo de sangue em algumas partes do corpo, como as pernas, por exemplo.

Sendo assim, mantenha-se hidratada, consuma alimentos e bebidas refrescantes, evite ficar em locais fechados com a temperatura muito alta e priorize momentos ao ar livre.

9. Use meias de compressão

As meias de compressão são excelentes aliadas para combater o inchaço, já que elas fazem pressão nas pernas e melhoram a circulação sanguínea. Para utilizá-las da forma correta, o ideal é que você consulte um médico antes de comprar a sua e peça recomendações sobre uso das meias.

10. Faça exercícios leves

Talvez você não esteja muito disposta para se exercitar. Mas também não é legal ficar por muito tempo parada. Sempre que puder, faça exercícios físicos leves para melhorar a circulação sanguínea e linfática.

Converse com o seu médico, escolha uma atividade leve e ajude o seu corpo a funcionar melhor.

11. Não fique muito tempo em pé

Ficar muito tempo em pé, na mesma posição, prejudica a circulação sanguínea e contribui para o inchaço das pernas. Por isso, sempre que puder, tire um tempinho para se sentar, descansar e ficar relaxada. Permanecer em pé por muito tempo também pode alterar a postura, causar varizes, trombose e outros problemas.

12. Opte por sapatos confortáveis

Além de evitar calos nos pés, sapatos confortáveis também impedem a piora do inchaço na região. Evite calçados de salto alto, sapatos apertados e que não tenham aberturas para os pés “respirarem”. Quanto mais confortável ele for, mais contribui para evitar o inchaço.

13. Receba massagens ou invista em uma drenagem linfática

Se você gosta de receber massagens, chegou a hora de usar e abusar das técnicas relaxantes. Para isso, peça para o seu parceiro ou familiares massagearem as regiões que costumam ficar inchadas. E, caso queira, você também pode apostar em uma drenagem linfática para reduzir o inchaço e combater a retenção de líquidos.

O que é normal e o que merece atenção no inchaço durante a gestação?

Como já citamos, o inchaço é um dos sintomas mais comuns nos meses finais da gravidez. Então, se estiver dentro do previsto, não há com o que se preocupar. Contudo, isso não te impede de ir ao médico para que ele faça uma avaliação.

A consulta com um profissional é essencial nos casos em que o edema (inchaço causado pelo acúmulo de líquidos) vier acompanhado por dores, desconforto excessivo, sinais de inflamação, aumento de temperatura ou se concentrar em apenas uma região.

Doenças como trombose, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia também causam inchaço. Por isso, para evitar que algum problema se agrave, o ideal é ir ao médico com frequência durante a gestação e relatar qualquer anormalidade que aparecer no seu corpo.


Gostou deste artigo?