Relacionamento com Alguém Mais Novo: 7 Dicas Essenciais!
Atualizado 01 de julho 2021
Um relacionamento com alguém mais novo pode despertar muitas dúvidas e inseguranças. Se você está em uma situação dessas, não se preocupe. Nós separamos algumas dicas essenciais para a sua relação funcionar. Acompanhe!
Não escolhemos quem amamos. Por isso, quando nos interessamos por uma pessoa mais nova, o processo pode gerar incertezas e, além disso, a necessidade de lidar com críticas e julgamentos. Todavia, é necessário entender alguns aspectos do relacionamento e aproveitar a leveza que ele pode proporcionar.
Se você está vivendo um relacionamento, seja ele casual ou sério, com uma pessoa mais nova e tem interesse em fazê-lo funcionar, continue lendo este artigo e acompanhe as dicas que temos para te dar!
O que devo fazer se ele é mais novo que eu?
Antes de tudo, você deve entender que não escolhemos as pessoas pelas quais nos interessamos, apaixonamos ou amamos. A verdade é que essas coisas são espontâneas e não podem ser controladas.
Sendo assim, pode acontecer de você se interessar por uma pessoa mais nova. Sair casualmente é mais fácil e, geralmente, não desperta grandes questionamentos.
O problema se inicia, entretanto, quando as coisas fluem e alguns sentimentos começam a aparecer. Eventualmente, você pode acabar se apaixonando por alguém mais novo e é aí que você pode ter dor de cabeça.
Você pode ter de lidar com todo tipo de pensamento que as pessoas ao seu redor podem ter sobre a sua relação. Apesar de vivermos em sociedades mais abertas, algumas questões ainda são tabus e acabam sendo vistas com reserva, sobretudo por parte de pessoas mais antiquadas.
Todavia, você não deve se abalar pelas impressões e julgamentos dos outros. O ideal é que você siga vivendo a vida à sua maneira sem se privar de nada, deixando que as coisas fluam naturalmente.
7 dicas essenciais para se relacionar com alguém mais novo
Se você quer ir além do casual com uma pessoa mais nova e tem dúvidas sobre como lidar com a situação, nós separamos sete dicas essenciais para te ajudar.
Pode ser que nem todas as dicas sirvam para o que você está vivendo, mas temos certeza de que algumas lições você aprenderá com elas. Além disso, é sempre bom estar preparada para situações que podem vir a acontecer.
Não se importe com a opinião alheia
Como citamos anteriormente, a disparidade de idade entre uma mulher mais velha e um parceiro mais novo pode acabar despertando interesse alheio. Com isso, podem vir opiniões e julgamentos negativos com os quais você pode ter dificuldades para lidar.
Entretanto, nem sempre responder é o caminho. Sempre que puder, ignore esse tipo de coisa e viva aquilo que está te fazendo bem no momento.
Idade não é sinônimo de imaturidade
Muitas vezes, associamos a falta de idade à falta de maturidade. E isso não é totalmente equivocado. Talvez, até pela falta de experiência, a pessoa realmente seja mais imatura, mas isso não significa que ela seja infantil.
Por isso, por mais que a pessoa não tenha a mesma vivência que você, o importante é estar com alguém disposto a aprender e assumir as responsabilidades.
Não aceite um relacionamento com alguém que não dá a devida importância ao que vocês têm com a desculpa de falta de experiência.
Aproveite as oportunidades para ensiná-lo
Como dissemos acima, a idade pode refletir na falta de experiência, e talvez você precise ensinar algumas coisas a ele.
A ideia não é fazer o papel de mãe, mas ensiná-lo coisas relacionadas aos relacionamentos e à vida que só se aprendem com vivência.
É normal que, com vinte e poucos anos, pessoas cometam erros em seus relacionamentos. Você já viveu isso e sabe como é. É claro que há um limite que deve ser respeitado independentemente da idade, mas alguns tropeços, como deixar de ligar ou não saber se portar em alguma situação, são comuns e perdoáveis.
Cuidado com a insegurança
A mulher é bastante julgada em qualquer idade, mas pode enfrentar esse problema com mais intensidade quando se relaciona com uma pessoa mais nova.
A quantidade de opiniões alheias pode fazer com que você se sinta insegura sobre sua relação, mas não ligue para comentários maldosos e depreciativos.
Para tanto, cuide da sua autoestima e tenha a consciência da mulher que você é, do que é capaz e da sua beleza.
Relacionamento é via de mão dupla
Da mesma forma que você pode ensinar algumas coisas, talvez você possa aprender também. Lembra que falamos sobre falta de idade não ser sinônimo de imaturidade? Pois bem, não deixe de ouvir o que a pessoa tem a dizer e mantenha interesse nas coisas que ela vivencia.
Além disso, como relacionamento é via de mão dupla, você pode aproveitar a relação para fazer coisas que não fazia desde que tinha a idade da pessoa. Se ela tem vinte e poucos anos, por exemplo, e gosta de ir em baladas ou barzinhos, e você não vai há um tempão, aproveite para quebrar a rotina e ir também.
O relacionamento pode ser a oportunidade para você relembrar coisas que estavam em um passado não tão distante assim.
Viva um relacionamento mais leve
Quando ainda somos jovens adultos, tendemos a levar tudo de forma mais leve. Ainda que, no momento da vida em que você se encontra, isso pareça irresponsabilidade, há algo de benéfico em levar as coisas menos a sério. Além disso, nem sempre leveza é sinônimo de descompromisso. Quanto mais nova a geração, mais comum é que ela lide com as coisas de outra forma.
Portanto, aproveite também a calmaria que uma relação com uma pessoa mais nova pode proporcionar. Isso pode ser, aliás, o que você está precisando no momento.
Entenda que o seu relacionamento é como todos os outros
Nós já sabemos que a falta de idade pode significar menos experiência, mas nem tudo pode ser justificado com esse argumento.
Entenda que, independentemente da diferença de idade, o seu relacionamento é como qualquer outro e há limites que devem ser respeitados. Além disso, sempre se coloque em primeiro lugar e, se a coisa não estiver legal, não hesite em cair fora para o seu próprio bem. Você deve, inclusive, se atentar para não cair em um relacionamento tóxico.
É diferente se relacionar com alguém mais novo?
É claro que há diferenças entre se relacionar com alguém mais novo ou mais velho. A idade pode ser sentida e acabar dando outro tom à experiência do relacionamento.
Como dissemos, a relação com uma pessoa mais nova pode ser mais leve e você pode aproveitar para fazer coisas que haviam ficado no passado. Ao mesmo tempo, ficar com alguém mais velho pode ser o oposto, já que a pessoa pode estar vivendo uma fase totalmente diferente e querendo mais estabilidade, pensando em filhos ou casamento de forma mais imediata.
Entretanto, o choque tende a ser menos perceptível quando a diferença de idade é menor do que dez anos.
Por fim, destacamos que há outras vantagens em arrumar um boy mais novo. A energia sexual tende a ser mais elevada quando se é mais jovem, além do fato de que, quanto mais nova a geração, mais desconstruída ela tende a ser.
As pessoas que têm vinte e poucos anos atualmente, por exemplo, pensam e lidam com questões como relacionamento, casamento e filhos diferentemente das que estão na casa dos quarenta anos. Portanto, deve-se manter constantemente um diálogo para que as suas expectativas não sejam frustradas.