Estamos Ficando ou Namorando? Aprenda a Definir a Relação!

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 07 de outubro 2021

Há tantas definições para os relacionamentos hoje em dia, que algumas pessoas ficam em dúvida sobre qual delas está vivendo no momento. Quer saber se a sua relação é namoro ou ficada? Nós selecionamos alguns pontos que vão te ajudar a definir. Confira!

Nem sempre fica claro para os dois envolvidos se a relação é namoro ou apenas algumas ficadas. Porém, alguns sinais como conversas sobre relacionamento sério, serem ficantes exclusivos um do outro e o tempo que passam juntos, podem ajudar a definir o tipo de relação que vocês têm.

E mesmo que os sinais demonstrem que as coisas estão começando a ficar sérias, não crie expectativas! Tenha em mente que, para se tornar namoro, é preciso que um dos dois peça e o outro aceite. Saiba como não cair em ciladas, os cuidados que você deve ter e como identificar se é ou não apenas uma relação casual.

O que diferencia ficar de namorar?

Embora ficar e namorar sejam tipos comuns de relacionamento, eles são bem diferentes e podem confundir algumas pessoas. Na maioria das vezes, o tipo de relação já fica subentendido pelos dois envolvidos, mas quanto mais ela vai se prolongando, mais dúvidas surgem sobre o que o casal está vivendo.

De modo geral, ficar é um relacionamento sem compromisso. Ou seja, duas pessoas se conhecem, se gostam, ficam às vezes e é só isso. Não há algo mais sério e nem cobranças a serem feitas. Geralmente, o casal pode até ficar com outras pessoas. Mas, claro, isso não é uma regra e pode mudar se ambos estiverem de acordo.

Já o namoro é algo sério e só acontece quando as duas partes estão dispostas a assumir um compromisso. Na maioria dos casos, é uma relação mais duradoura, onde o casal passa mais tempo junto, conhece a família um do outro e compartilha mais momentos.

Outros dois pontos do namoro que vale a pena destacar é a fidelidade exigida e, geralmente, os planos feitos para o futuro. Entre ficantes, esses temas nem costumam ser abordados.

Mas como definir se é ficada ou namoro? 3 sinais de que a coisa é séria!

Como dissemos, na maioria das vezes, o tipo de relacionamento que um casal tem já fica subentendido ou acordado entre os envolvimentos. Porém, não há problema nenhum se você estiver confusa e não conseguir definir se a relação que você tem com a outra pessoa é ou não um namoro.

Quer uma ajudinha para descobrir o que está rolando entre vocês? Confira três sinais de que o seu ficante pode estar virando namorado!

1. Vocês começaram a conversar sobre se relacionar seriamente

Geralmente, quando duas pessoas estão ficando e querem apenas encontros casuais, elas não falam sobre namoro ou relacionamentos mais sérios. Portanto, se vocês andam tocando nesses assuntos, pode ser que as coisas estejam ficando sérias, ou então vocês querem que fiquem.

Pode até ser que as conversas sejam rasas ou que não cheguem a lugar nenhum, mas se elas acontecem é porque pelo menos um dos dois anda pensando sobre o assunto.

2. Vocês não têm mais interesse em outras pessoas e até já pararam de ficar com elas

Depois que começam a namorar, as pessoas passam a ficar apenas com uma pessoa e tudo além disso se configura traição. Exceto quando é um relacionamento aberto e há um consenso de ambas as partes.

Já os ficantes não precisam se preocupar com fidelidade, pois o relacionamento não é sério e nem exige exclusividade.

Um dos sinais de que a ficada está ficando mais séria é quando vocês – mesmo estando livres – não sentem mais vontade de ficar com outras pessoas. E se vocês deixarem explícito que desejam ser parceiros exclusivos, o sinal é ainda mais claro de que a mudança de status para “relacionamento sério” pode ocorrer a qualquer momento.

3. Vocês passam bastante tempo juntos

Os encontros esporádicos são uma das principais características de ficantes. Como os dois não têm compromisso, se veem apenas em algumas ocasiões ou quando querem ficar. Cinema, jantar, programas de casal e encontros em família não são locais para onde as pessoas costumam levar os ficantes.

Mas se ele já está presente nos encontros com os seus amigos (ou você nos dele) e na maioria dos programas que você costumava fazer sozinha, as coisas, provavelmente, já estão começando a ficar mais sérias.

O namoro só começa quando é feito algum pedido (seja ele qual for)

É importante destacar que, independente dos sinais que estão aparecendo entre você e o seu ficante, o namoro só começa quando uma pessoa faz o pedido explícito e a outra aceita. Então, não crie expectativas antes de ter certeza do que realmente está acontecendo entre vocês.

Pode até ser que não aconteça um pedido clássico, com buquê de flores, alianças de compromisso e o homem de joelhos. Mas de um jeito ou de outro, o pedido deve acontecer (partindo de você ou dele) para que as coisas fiquem realmente claras.

A virada de chave que faz a transição do “ficando” para o “namorando” é importante para demonstrar que ambos estão prontos e sabem exatamente em que pé o relacionamento está. Sejam claros!

Cuidado para não cair em ciladas!

Infelizmente, nem sempre as duas pessoas que estão ficando têm o mesmo propósito. Pode ser que você queira começar a namorar o quanto antes e ele queira apenas a sua companhia, bons papos e ficadas casuais. Ou vice e versa.

Por isso, o ideal é que você tenha os pés no chão e só insista na relação se vocês dois estiverem querendo as mesmas coisas.

Não dê esperanças à outra pessoa se você não está afim de namorar. Seja sincera sobre o tipo de relação que você quer. Da mesma forma, não espere um pedido de namoro incrível de alguém que nem demonstra sinais de que quer se relacionar a sério com você.

Independentemente do que você espera para o futuro, coloque a sinceridade acima de tudo. Assim, você não se magoa e nem acaba magoando a outra pessoa.


Gostou deste artigo?