Como Lidar com Traição? Veja 9 Dicas para Seguir em Frente

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 20 de setembro 2021

Por mais forte que uma pessoa seja, nunca é fácil dar a volta por cima após uma traição, principalmente se ela foi muito inesperada. Por isso, nós selecionamos as melhores formas de você encarar a situação e seguir em frente.

Infelizmente, não existe um manual para lidar com a traição, afinal, cada um reage de forma diferente. Entretanto, a melhor alternativa para seguir em frente é ter uma conversa sincera com o parceiro, respeitar o seu tempo, investir em si mesma e pensar se realmente vale a pena continuar com ele.

Depois da descoberta, provavelmente você vai ficar com a autoestima baixa ou procurando motivos que levaram o seu companheiro a fazer isso. Entretanto, não se culpe! Antes de pensar em perdoar, o mais importante é cuidar de si mesma e, se necessário, procurar ajuda profissional.

Como saber se ele está me traindo

Se você desconfia, mas ainda não tem certeza da traição, é possível saber se ele está te traindo apenas observando os sinais e as mudanças de comportamento que ele vem apresentando recentemente.

Por mais que o seu parceiro não se importe em trair e esteja com a consciência tranquila, algumas formas de agir sempre entregam que há algo errado, como sumiços inexplicáveis, medo de compartilhar o celular, diminuição do desejo sexual ou mudança na forma de te tratar.

Mas é importante lembrar que alguns sinais podem estar ligados a outros problemas, inclusive no relacionamento de vocês. Por isso, para realmente ter certeza que está sendo traída, tenha uma conversa sincera com ele e busque saber a verdade.

Quem trai uma vez pode mudar?

Não existe uma garantia de que o seu parceiro nunca mais vai te trair. Entretanto, se ele se comprometeu a isso, pode ser que ele realmente mude e não cometa mais o mesmo erro.

Porém, não se engane e nem confie cegamente. Em alguns casos, as pessoas que traem uma vez acabam repetindo o comportamento sempre que têm chances e, depois, correm atrás do perdão novamente. É aí que mora o perigo, já que isso pode virar um ciclo sem fim.

Como lidar com uma traição

Geralmente, não é fácil lidar ou superar uma traição. Afinal, você confiava na pessoa e ela traiu a sua confiança sem se preocupar com os seus sentimentos. Entretanto, você não deve ficar remoendo a situação por muito tempo.

Se está precisando de ajuda para seguir em frente, confira as nove melhores dicas para você lidar com tudo o que aconteceu e dar a volta por cima!

Não se deixe levar pela emoção

Dependendo do seu temperamento, os primeiros sentimentos após descobrir a traição serão mágoa, raiva e até desejo de vingança. Porém, deixar que eles se aflorem só trarão mais sensações ruins.

Evite qualquer tipo de agressão ou ficar pensando em formas de se vingar, tanto do seu parceiro quanto da outra pessoa envolvida. Primeiro acalme-se e só depois comece a pensar no que fazer.

Pense se vale a pena continuar

A decisão de continuar o relacionamento ou seguir sozinha é exclusivamente sua e não deve ser tomada de cabeça quente. Muitas vezes, as pessoas perdoam, mas ficam remoendo o passado e “jogando na cara” sempre que há uma oportunidade.

Para evitar ainda mais desgaste, pense se realmente vale a pena levar a relação para frente. Ficar com a outra pessoa apenas por dependência emocional só contribuirá ainda mais para o seu sofrimento.

Se for perdoar, realmente perdoe

Só decida continuar com o seu companheiro se for perdoar de verdade. Não adianta tomar decisões precipitadas ou ceder aos pedidos e as desculpas dele. Só perdoe se você realmente estiver bem resolvida com a situação e disposta a passar por cima de tudo o que aconteceu.

O diálogo é muito importante

Gritar, xingar ou agredi-lo fisicamente não vai mudar o que aconteceu. Logo, a melhor forma de entender tudo é olhando no olho do seu parceiro e tendo uma conversa bem franca com ele. Mas só converse quando realmente estiver preparada para ouvir o que ele tem a dizer.

Não fique imaginando, arrumando motivos plausíveis ou se culpando. Pode ser muito mais fácil lidar com a dor quando você souber os reais motivos que o levaram a procurar outra pessoa.

Esteja de bem consigo mesma

Mesmo que você não tenha culpa de nada e seja a maior vítima dessa história, provavelmente a sua autoestima será abalada e as inseguranças ficarão mais perceptíveis. Por isso, o momento é de focar em você e tentar ficar bem consigo mesma.

Independente das pessoas que estão envolvidas, se coloque em primeiro lugar e não deixe que elas se tornem a sua prioridade. Antes de tentar resolver com os outros, resolva-se consigo mesma.

Invista em si mesma

Nos primeiros dias, pode ser difícil encarar toda a situação e ficar bem, mas você não deve deixar que isso te abale para sempre. Chore tudo o que tem para chorar, fale tudo o que for preciso e, depois disso, invista em você.

Encontre novos hobbies, saia com os amigos e familiares, cuide da sua aparência, faça programas que você gosta e se dedique mais a você mesma.

Saia da rotina

Se a sua decisão for perdoar o seu parceiro e seguir em frente, tente melhorar os pontos negativos, reverter a situação e tirar o relacionamento da rotina.

Invistam em programas diferentes, façam jantares românticos, tentem apimentar a relação, façam a viagem que sempre quiseram e apostem em pequenos gestos diários.

Respeitem o tempo

Tudo tem seu tempo, inclusive a superação. Dito isso, não fique se cobrando e nem queira que as coisas se resolvam de uma hora para outra. Depois de quebrada, a confiança precisa de muitos tijolos para ser reconstruída.

Não se pressione para lidar com a situação e nem permita que o seu parceiro faça isso com você. Respeitem o tempo um do outro para que as coisas aconteçam da forma correta, sem pular etapas.

Procure ajuda, se necessário

É preciso destacar que, para a maioria das pessoas, não é fácil passar por uma traição, dar a volta por cima e recomeçar o relacionamento. Todo esse processo pode ser muito mais difícil do que parece.

Então, não tentem fingir que está tudo bem quando não estiver e, se acharem necessário, busquem ajuda profissional para lidar com o problema.

Se você traiu, seja sincera!

Por fim, caso a traição tenha sido cometida por você ou você tenha ficado com outra pessoa por vingança, já passou da hora de ser sincera com o seu parceiro e contar a ele tudo o que aconteceu.

Provavelmente, depois que você contar, o relacionamento vai passar por grandes mudanças ou acabar, mas ficar escondendo e remoendo a situação sozinha nunca é a melhor alternativa.

O melhor que você tem a fazer é assumir para o seu companheiro que o traiu e ter uma conversa sincera sobre isso, de forma clara, transparente e sem rodeios. Tenha em mente que ele confiou em você e não merece ser enganado, assim como você não iria merecer a mesma situação.

Agora que já está feito, é hora de enfrentar o erro e seguir em frente, com ou sem ele e esta decisão é totalmente sua. Pense com calma, coloque os lados bons e ruins do relacionamento na balança e só decida continuar se realmente estiver bem para isso.


Gostou deste artigo?