Falta de Desejo Feminino: 11 Dicas para Aumentar a Libido

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 04 de outubro 2021

Está sentindo que o seu desejo sexual acabou ou está diminuindo com o passar do tempo? Descubra o que pode estar acontecendo! Nós selecionamos os possíveis motivos para a diminuição da libido e dicas para aumentá-la.

É normal que, em alguns dias, você sinta menos desejo sexual. Porém, se isso acontece com muita frequência, pode ser que haja uma causa específica. Em alguns casos, colocar o sono em dia, criar mais intimidade com o parceiro, reduzir o estresse ou fazer terapia sexual são suficientes para aumentar a libido.

Vale lembrar que o desejo feminino, assim como o masculino, envolve outros aspectos além do “querer fazer sexo”. Por isso, não se cobre demais e nem tente reverter a situação de uma hora para outra. Paciência é a chave para resolver o problema. Saiba como entender melhor o seu corpo e aumentar a libido naturalmente.

É normal a mulher sentir menos desejo em algumas épocas?

Sim, é normal que, tanto as mulheres quanto os homens, sintam menos desejo sexual em alguns períodos. Entretanto, a falta de libido não está ligada apenas à falta de vontade momentânea de fazer sexo.

Quando é recorrente, a ausência de interesse sexual pode estar relacionada a diversos motivos – físicos e emocionais – que precisam ser tratados. Mas na maioria das vezes, não há com o que se preocupar. Ninguém sente desejo a todo momento.

Mas o que causa a diminuição do desejo feminino?

Como dissemos, a diminuição ou a falta de libido pode estar relacionada a diversos fatores. Inclusive, alguns motivos não estão ligados diretamente à sexualidade.

Separamos algumas das principais causas que levam à diminuição do desejo feminino e como elas podem interferir na vida sexual. Confira!

Tratamentos com alguns medicamentos

Nem todo mundo sabe, mas alguns medicamentos podem afetar a produção de hormônios, o sistema nervoso e acabar interferindo no desejo sexual.

Não são todos que têm esse efeito colateral, mas alguns que entram na lista são: antidepressivos, anti-hipertensivos, antialérgicos e até algumas pílulas anticoncepcionais.

Chegada da menopausa

A perda ou a diminuição do desejo feminino também pode estar ligada à chegada da menopausa. Nessa fase, o nível de estrogênio diminui e, consequentemente, a libido também é afetada. Um outro motivo para a redução é o baixo nível de testosterona no corpo nesse período.

Momentos de estresse e cansaço

O estresse do dia a dia e o cansaço excessivo acabam afetando vários aspectos da vida de uma mulher, inclusive o desejo sexual. Naturalmente, quando estão cansadas, as pessoas tendem a ficar sem motivação para fazer sexo. Entretanto, esse é um sintoma passageiro que se despede após um bom descanso, sem precisar de tratamento.

Problemas na tireoide

O hipotireoidismo (ou seja, produção insuficiente de tireoide) também pode ser uma das causas da diminuição da libido. De maneira geral, é bem comum que a doença atinja mulheres com mais de 40 anos e interfira no desejo feminino.

Cansaço excessivo, alterações de humor e ressecamento vaginal também fazem parte da lista de sintomas.

11 dicas para aumentar a libido feminina

Está buscando formas de ampliar a libido? Nós selecionamos 11 dicas infalíveis que aumentam o desejo feminino. Saiba quais são e as coloque em prática!

1. Pratique exercícios físicos

Uma rotina diária de exercícios físicos deixa qualquer pessoa muito mais disposta, com a autoestima mais elevada e ainda aumenta o nível de testosterona produzido pelo corpo. Mesmo que sejam leves e por poucos minutos, as atividades contribuem bastante para melhorar a qualidade de vida.

2. Tenha uma alimentação balanceada

Ter uma alimentação equilibrada e saudável faz bem à saúde e também reflete na vida sexual. Além disso, você pode apostar em alimentos específicos que ajudam a aumentar a libido, como chocolate, frutos do mar, banana, amendoim, aspargos e pimenta.

3. Exponha-se ao sol

Talvez você não saiba, mas a falta de vitamina D interfere na produção de estrogênio e, consequentemente, no desejo sexual. E como uma das principais fontes da vitamina é o sol, nada melhor do que se expor a ele. Mas lembre-se de usar protetor solar e escolher horários adequados, antes das 10h e depois das 16h.

4. Conheça o seu próprio corpo

Ninguém melhor do que você mesma para conhecer o seu próprio corpo e saber exatamente os pontos que lhe dão mais prazer. Por isso, se toque e entenda o que precisa ser feito para você se sentir estimulada. Dessa forma, você pratica o autoconhecimento e aprende a chegar mais rápido ao orgasmo.

5. Desenvolva a intimidade com o seu parceiro

A falta de intimidade entre você e seu companheiro pode ser uma das causas para a falta de desejo sexual. Portanto, se você acha que momentos íntimos são um problema para vocês, comecem a trabalhar isso a partir de agora.

Façam programas sozinhos mais vezes, encontrem formas de apimentar a relação, conversem sobre todos os assuntos e compartilhem momentos especiais.

6. Coloque o sono em dia

Como dissemos, o cansaço excessivo pode diminuir a libido e a vontade de fazer sexo. Então, tente regular o sono e descansar bem durante a noite, principalmente depois de um dia exaustivo ou uma semana muito cheia. Com isso, não é apenas a sexualidade que vai melhorar, mas a sua qualidade de vida também.

7. Encontre formas de controlar o estresse

Em algumas situações, o estresse é inevitável. Porém, não é impossível se livrar dele. Todas as vezes que estiver muito estressada, busque formas de se controlar para se sentir melhor. Algumas dicas são: apostar em exercícios de respiração, ouvir músicas, descansar ou fazer alguma atividade que você goste.

8. Foque nas preliminares

Muitas pessoas não levam em conta, mas as preliminares são tão importantes quanto a penetração. A prática contribui para aumentar a intimidade do casal, provocar o desejo sexual de ambos e despertar outros níveis de prazer. Não é uma garantia, mas é uma das melhores formas de estímulo.

9. Dê uma escapada da rotina

É comum que uma relação de anos fique monótona e não desperte mais tantos interesses quanto no início. Porém, é preciso reverter esse problema e encontrar algumas formas de tirar o relacionamento da rotina.

Pequenas atitudes, programas diferentes e um pouquinho de ousadia podem ser o suficiente para dar um up na rotina do casal.

10. Faça terapia sexual

Nem todas as pessoas estão dispostas a isso, mas a terapia sexual pode fazer toda a diferença na sexualidade. A partir dos encontros com um profissional, você vai conseguir melhorar a autoconfiança, encarar os pontos de insegurança e lidar melhor com os problemas sexuais.

11. Pratique pompoarismo

O pompoarismo é uma técnica que envolve exercícios para fortalecer os músculos da vagina e do períneo. Ele é ótimo para melhorar o conhecimento do corpo e dos pontos de prazer, ajudar a mulher a ter orgasmos mais intensos e aumentar o prazer durante a relação sexual. Vale a pena praticar!

Por fim, tenha paciência e dê tempo às coisas

Caso você tenha percebido que a sua libido está diminuindo, tenha paciência. Independentemente do motivo, o desejo sexual não voltará a subir de uma hora para outra. O ideal é que você busque entender a causa e siga as mudanças que precisam ser feitas.

Além de colocar as dicas em prática, não deixe de ir ao médico com frequência e colocar todos os exames em dia. Muitas vezes, a falta de libido é um dos sinais que o corpo emite para dizer que algo anormal está acontecendo ali.

Caso você tenha um parceiro fixo, converse com ele e exponha o assunto de forma clara. Respeite o seu tempo e não se pressione para agradar outra pessoa! Mude alguns hábitos, busque formas de se reinventar, esteja com a saúde em dia e respeite o seu tempo até que o desejo volte à normalidade.


Gostou deste artigo?