Massoterapia: Saiba o Que é e Todos os Seus Benefícios!
Atualizado 11 de julho 2022
É importante sempre cuidar do bem-estar físico e mental, para manter a saúde em dia. Já pensou em escolher a massoterapia como tratamento? Sabe quais benefícios ela pode trazer? Se você ficou curiosa sobre como as técnicas de massagem podem te trazer melhorias para a saúde, este artigo é para você!
Se você já ouviu falar sobre massoterapia, deve saber que ela pode ajudar muito no relaxamento, qualidade de vida e saúde. Ainda, pode ajudar a melhorar sua circulação e prevenir efeitos do envelhecimento. Existem vários tipos diferentes de massagem, basta saber qual é o mais indicado para seu caso.
Cada técnica de massagem pode ser usada para resolver diferentes problemas no corpo. Desde o relaxamento para combater o estresse, até correção de problemas de postura. Saiba mais sobre o que é a massoterapia e quais as principais técnicas!
O que é e para que serve a massoterapia?
Pode ser que você já tenha se perguntado: “como fazer massagens para dor nas costas?”. É um conceito popular que a massagem está ligada às dores de coluna, porém, ela pode fazer muito mais por sua saúde.
A massoterapia é um conjunto de técnicas de movimentos, aplicados junto com a força, criados para estimular a circulação do sangue em pontos específicos. Além disso, ela ainda pode ajudar a aliviar dores musculares, traumas, hematomas, melhorar a mobilidade e a elasticidade.
A massagem é uma terapia muito antiga, cujos primeiros registros são de mais ou menos 5 mil anos atrás. A prática foi evoluindo ao longo do tempo, para atender as necessidades de qualidade de vida e bem-estar.
Benefícios da massoterapia
Além do relaxamento e da sensação de bem-estar, a massoterapia pode proporcionar um grande controle do estresse, ajudar a diminuir a ansiedade e a insônia, e promover alívio de dores musculares, principalmente as que vêm através de traumas.
Se você tem problemas com pressão alta, essa técnica também pode ajudar no controle da pressão arterial. Ainda, pode ajudar no tratamento da enxaqueca, na drenagem de toxinas do corpo e na regulação do metabolismo.
Principais técnicas da massoterapia
Diversas técnicas podem ser usadas para aplicar a massoterapia, de acordo com a necessidade do paciente. De maneira geral, elas podem ser divididas com base em sua finalidade e aplicação.
Massagem relaxante
A técnica de massagem relaxante acompanha o significado do nome. Esta modalidade é feita totalmente para amenizar os efeitos da ansiedade e do estresse. Muitas vezes, ela é aplicada em conjunto com músicas e aromas relaxantes para complementar sua atuação.
É uma excelente opção para quem quer tratar a ansiedade ou para quem sofre com insônia. Além disso, proporciona um ótimo controle do estresse através do relaxamento.
Shiatsu
Esta é uma técnica de massoterapia que nasceu no Japão. Sua função principal é equilibrar os canais energéticos do corpo, através do uso dos dedos aplicando pressão em alguns pontos corporais.
Essa pressão, quando aplicada nos pontos corretos, pode melhorar o fluxo de energia corporal. Assim, ajuda a prevenir doenças, a diminuir o estresse e a tratar doenças agudas e crônicas já existentes.
Shantala
A shantala é uma técnica usada para massagear recém-nascidos, que pode ser considerada mais do que somente saúde. Ela cria vínculos afetivos com seu bebê e é um gesto de carinho e amor.
Essa terapia pode ajudar muito com problemas de cólicas, além de melhorar o fluxo gastrointestinal do seu bebê. Porém, é indicada somente após a cicatrização do umbigo, mais ou menos quando a criança alcança o primeiro mês de vida.
Reflexologia
A reflexologia é uma técnica da massoterapia que funciona através de pontos de pressão nas mãos ou nos pés. Esses pontos têm ação em outros órgãos do corpo, podendo estimular e corrigir alguns problemas do metabolismo.
Esta técnica de origem chinesa pode ajudar na melhora do sistema imunológico, na melhoria da energia sexual e libido, além de ajudar nas funções de alguns órgãos e no desempenho cerebral.
Massagem com pedras quentes
A massagem com pedras quentes é uma vertente da massoterapia voltada para o tratamento da dor. Através do relaxamento produzido pelo calor das pedras, é possível melhorar o quadro de dor nas costas, cabeça e dores musculares.
Diferentes tipos de pedras e cristais, cada um com uma finalidade, podem ser utilizados durante a aplicação deste tipo de terapia.
Qual a diferença entre massoterapia e massagem?
A massagem é simplesmente o nome da técnica e do grupo de movimentos utilizados para aliviar a tensão e trazer bem-estar. A massoterapia é o nome da terapia direcionada para resolução de um problema físico ou psicológico.
A massoterapia é um conjunto de fatores do paciente e técnicas utilizadas para resolver esse problema. A terapia considera o problema central, o histórico do paciente e as diferentes técnicas agrupadas, direcionadas para a queixa principal.
O que é preciso para ser massoterapeuta?
Para se tornar um massoterapeuta, você precisa fazer um curso profissionalizante na área. Atualmente, os cursos oferecidos são presenciais ou semipresenciais, com carga horária mínima de 450 horas e máxima de 1500.
Ao final do curso, você aprenderá o necessário para começar a exercer a profissão de massoterapeuta. Mas como a área da saúde está em constante evolução, é sempre importante continuar se aprimorando.