Óleo Capilar: Vale a Pena Usar? Saiba Quais os Melhores!

Nathália Martins
Nathália Martins
Atualizado 09 de agosto 2021

Os óleos capilares vêm fazendo sucesso pelos inúmeros benefícios que são capazes de proporcionar aos fios. Quer saber mais sobre eles e descobrir quais são os melhores para começar a usar nas suas madeixas? Nós te contamos tudo!

Formulados com ativos benéficos para os fios, os óleos capilares geralmente são produzidos a partir dos vegetais – como o de coco ou o de argan – e ajudam a manter o cabelo hidratado, nutrido e saudável. Eles podem ser incluídos nas rotinas de cuidados para todos os tipos de cabelos.

Quer saber como usar e quais são os melhores óleos capilares? Continue lendo este artigo!

O que é o óleo capilar? Para que ele serve?

Como nós adiantamos, os óleos capilares são produtos a base de óleos vegetais acrescidos de outros ativos benéficos para os fios.

Como foram especialmente formulados para serem aplicados nas madeixas, a hidratação e a nutrição promovidas pelos óleos capilares são muito potentes.

Além disso, os produtos não pesam nos fios e podem ser aplicados em todos os tipos de cabelos. E embora a maioria dos óleos capilares tenham formulações com ativos naturais, alguns podem conter substâncias sintéticas.

Quanto e como usar?

Para muita gente, sobretudo para quem tem o cabelo oleoso, pode parecer estranho aplicar um óleo diretamente nos fios. Mas a verdade é que todos os tipos de cabelos se beneficiam dos óleos capilares.

Para fazer um uso correto, entretanto, é necessário que uma quantidade adequada do produto seja aplicada nos fios. De modo geral, as embalagens dos produtos são de pumps e, por isso, a dosagem é facilitada.

A melhor forma é aplicar o óleo aos poucos nos fios, começando com um pump e enluvando as mechas aos poucos. Se você tem o cabelo bem volumoso ou comprido, pode ser que precise de mais, mas a maioria de nós deve precisar de três a cinco pumps.

Como a oleosidade dos fios advém do couro cabeludo, o ideal é evitar as raízes na hora da aplicação, focando nos comprimentos e nas pontas. A ideia é aplicar o óleo capilar até que os fios estejam com um toque sedoso, enquanto ainda não apresentam sensação oleosa ou pesada.

Os óleos capilares também podem ser usados nos fios úmidos, para proporcionar nutrição e proteção enquanto eles secam. Por fim, se o cabelo ainda estiver molhado, os produtos podem ajudar a desembaraçá-lo e prevenir o frizz.

Os 10 melhores óleos capilares

Ficou interessada nos benefícios que os óleos capilares podem oferecer aos seus fios? Comece a usar um hoje mesmo!

Para te ajudar a escolher o mais adequado para o seu cabelo, nós trouxemos uma lista com os dez melhores óleos capilares. Nesse meio, temos certeza que você encontrará um para chamar de queridinho. Confira!


L'Oréal Elseve Óleo Extraordinário

Um dos óleos capilares mais vendidos atualmente, o Óleo Extraordinário, da L'Oréal Elseve, deixa os fios mais suaves e brilhosos.

Composto de óleos de seis flores raras, ele hidrata e nutre as madeixas, diminui o frizz e ainda age como protetor térmico.

O produto vem em uma embalagem de 100 ml e é mais indicado para cabelos secos, embora possa ser aplicado em outros tipos.


Inoar Blends Collection Leave-In [Coco + Abacate + Argan]

Este leave-in, da Inoar, é ideal para cabelos ressecados por ser formulado com óleos de coco, abacate e argan, além de conter vitamina C em sua composição.

Além de prometer proteção diária contra agressões externas e ressecamento, ele hidrata e confere maciez e brilho aos fios.

Por fim, o custo-benefício do produto é ótimo, já que ele vem em uma embalagem de 300 ml.


OGX Renewing Argan Oil of Morocco

Com uma formulação baseada no óleo de argan do Marrocos, este óleo penetra facilmente na estrutura dos fios e promove brilho e maciez.

Além disso, ele ajuda a hidratar e a restaurar as madeixas, deixando-as com um toque sedoso.

Sua embalagem vem com 100 ml do óleo capilar, mas vale a pena mencionar que ela não traz um pump, o que pode dificultar um pouco a aplicação.


Wella Oil Reflections Luminous Smoothening Oil

O Luminous Smoothening Oil, da Wella, é composto dos óleos de abacate e macadâmia, além de conter vitamina E, que é um antioxidante cuja função no cabelo é dar brilho e proteger a cor dos fios.

O óleo da linha Oil Reflections é bastante nutritivo e ainda confere proteção térmica às madeixas. O produto ainda tem um cheiro muito gostoso e manterá a sensação de limpeza nos fios por mais tempo.

A marca oferece duas opções de tamanho, ambas com pump, de 30 ml e de 100 ml.


Kérastase Elixir Ultime L'Huile Rose

Quando o assunto é cabelo, a Kérastase sempre se destaca como uma das melhores marcas de tratamento. E o L'Huile Rose, da linha Elixir Ultime, não poderia ser diferente. A começar pela sua embalagem luxuosa e muito bonita, que já é uma amostra visual de todos os benefícios que este óleo capilar pode te oferecer.

Sua fórmula contém óleos de camélias e marula sagrada combinados com extratos de chá imperial e chá branco. O resultado? Fios extremamente sedosos e muito alinhados.

Além disso, vale destacar o controle do frizz por até 96 horas e a proteção térmica de até 230 °C.

Para ser usado em todos os tipos de cabelo, o produto vem em um frasco com pump e 100 ml.


Lowell Liso Mágico Óleo Disciplinante

O Óleo Disciplinante, da Lowell, não traz o nome Liso Mágico à toa. Além do efeito já mencionado, este produto ainda promove a selagem imediata das cutículas, além de conferir brilho aos fios.

Sua fórmula foi pensada para eliminar o frizz e nutrir as fibras capilares. Este óleo capilar pode ser usado em todos os tipos de cabelos.

Sua embalagem com pump traz 30 ml do produto.


Sebastian Professional Dark Oil

Outra marca de tratamento excelente e queridinha, a Sebastian Professional traz o Dark Oil, com uma fórmula que contém sândalo, cedro e argan.

Além do cheiro marcante, este óleo capilar confere suavidade aos fios e maciez às cutículas. Os resultados visíveis são madeixas mais volumosas e fios nutridos de dentro para fora.

As embalagens, nas cores preta e dourada como os produtos da linha, estão disponíveis em dois tamanhos: 30 ml e 95 ml.


Lola Cosmetics Argan Oil

Muito falado e muito barato. Essa deve ser uma das melhores formas de descrever o Argan Oil, da Lola Cosmetics.

A fórmula é leve e tem toque seco, conferindo controle de frizz e proteção térmica aos fios. A linha, que ainda com um shampoo e uma máscara reconstrutora, foca na reconstrução de cabelos danificados.

Este óleo capilar vem em uma embalagem bem simples (sem pump!) com 50 ml.


Moroccanoil Treatment

O óleo capilar da Moroccanoil é um dos mais conhecidos dos cabeleireiros e conta com uma fórmula muito leve, que proporciona maciez aos fios e ainda confere brilho a eles.

Entre seus benefícios, vale destacar a nutrição do cabelo, a reparação das fibras danificadas, a proteção da cor e a eliminação do frizz.

E quer saber a base de tudo? Nós te contamos: é o óleo de argan!

Este óleo capilar pode ser adquirido em dois tamanhos, 25 ml e 125 ml, e vem em uma embalagem bem elegante, mas sem pump.


Eume Argan Óleo Multiuso

Eume Argan Óleo Multiuso

A Eume, marca do grupo Boticária, foca apenas nos cuidados com os cabelos. Seu óleo multiuso (de argan, como o nome indica) é mais indicado para quem está com os fios danificados e desnutridos.

Seu efeito nutritivo cuida das madeixas quebradiças e porosas. E quem quer mais cuidados pós-química, ainda conta com uma linha completa que traz shampoo, condicionador, máscara e sérum.

O óleo capilar vem em uma embalagem com pump e 55 ml.


Por fim, aproveite também os benefícios dos óleos vegetais

Como você pôde perceber, os óleos capilares que trouxemos neste artigo podem oferecer muitos benefícios para as suas madeixas, e eles ainda são práticos e fáceis de usar.

Mas se você estiver com a grana curta ou for adepta das receitinhas caseiras, pode usar os óleos vegetais puros para tratar os fios e deixá-los lindos e saudáveis.

O óleo de coco, por exemplo, é um dos mais queridinhos e pode fazer muito bem ao cabelo, ajudando na recuperação e na hidratação dos fios. Além disso, ele é super nutritivo e deixa as madeixas sedosas e maravilhosas.

Já quem está no projeto Rapunzel pode usar o óleo de rícino, que é extraído de uma planta chamada mamona e é rico em vitamina E e outros nutrientes que aceleram o crescimento dos fios, além de selar as cutículas e hidratar.


Gostou deste artigo?