Pré-poo: Saiba o Que é e Quais são os Benefícios!
Atualizado 29 de julho 2021
Uma das formas de proteger os cabelos ressecados da ação do shampoo é utilizando um pré-poo que minimize os estragos. Ainda não conhece a técnica? Saiba o que é e quais benefícios ela oferece!
O pré-poo é a abreviação do termo pré-shampoo e se refere ao método de usar um produto ou uma mistura antes de fazer a lavagem do cabelo com shampoo. Normalmente, ele é mais efetivo em cabelos danificados, pois protege de ressecamento, mantém a oleosidade natural e deixa as pontas mais saudáveis.
No geral, existem dois tipos de pré-poo: os industrializados e os caseiros. Ambos entregam excelentes resultados e cumprem o que se propõem a fazer. Se você tem dúvidas, conheça um pouco mais sobre eles e descubra qual é o melhor para o seu cabelo.
O que é pré-poo?
O termo pré-poo é a abreviação da palavra pré-shampoo e, como o próprio nome já indica, ele é um método que consiste na aplicação de um ou mais produtos antes de lavar os cabelos com shampoo. Podemos resumi-lo como uma pré-lavagem.
No mercado, já existem pré-poos industrializados, feitos exclusivamente para esse fim. Porém, também dá para fazer a técnica com máscaras altamente hidratantes, óleos vegetais, vitaminas e com ingredientes naturais.
Para que serve e quais são os benefícios do pré-poo?
Nem todo mundo sabe, mas alguns shampoos possuem substâncias altamente agressivas em sua composição, como sulfatos, petrolatos, silicones, parabenos, etc. Elas podem deixar os fios ressecados e desidratados, principalmente os que já são naturalmente secos, como os crespos e cacheados.
Para minimizar atritos e consequências negativas às madeixas, uma das soluções encontradas é a utilização de um pré-shampoo que as prepare para o recebimento do shampoo sem resultar em muitos danos.
Entretanto, as vantagens não param por aí. Selecionamos os principais benefícios do pré-poo e como ele pode ser indispensável para os fios no dia a dia:
- Permite que o cabelo fique mais hidratado, macio e brilhante;
- Protege os fios da ação abrasiva do shampoo;
- Mantém a oleosidade natural dos fios e, consequentemente, os protege de agressões externas;
- Minimiza o ressecamento do comprimento e das pontas;
- Diminui os danos causados pela água quente do chuveiro;
- Os fios ficam mais encorpados e têm menos quebras;
- Ajuda a repor os nutrientes das madeixas.
Os 8 melhores produtos de pré-poo
Caso você queira investir em um produto já pronto, existem opções destinadas exclusivamente para a pré-lavagem. O ideal é que você opte pelo que oferece mais benefícios e atenda as necessidades do seu tipo de cabelo.
Para te ajudar, listamos os oito melhores pré-shampoos, que vão proteger os fios e mantê-los fortes e hidratados.
1. Phytoervas Pré-Shampoo Esfoliante Detox Bambu e Clorofila
O pré-shampoo Detox Bambu e Clorofila, da Phypoervas, promete não só preparar o cabelo para o shampoo, como também limpar e esfoliar suavemente o couro cabeludo sem ressecar. Ele ainda reduz a oleosidade e não possui sal, sulfato, corantes ou parabenos em sua composição.
2. Bio Extratus Pré-Shampoo Peeling Detox
Com sementes de damasco, microqueratina e suco verde, o pré-shampoo Peeling Detox, da Bio Extratus, promove a desintoxicação e uma esfoliação suave e eficiente no couro cabeludo. Ele também garante desobstruir os folículos pilosos e auxiliar no crescimento saudável dos fios.
3. Kérastase Chronologiste Pré-Cleanse Régénérant
Para quem está disposta a investir um pouco mais, o Kérastase Chronologiste Pré-Cleanse Régénérant é a opção ideal. Ele é enriquecido com ácido hialurônico, Abyssine, vitamina E e carvão purificante, e age com a promessa de remover até 96% mais partículas de poluição, desobstruir os poros e renovar o couro cabeludo.
4. Inoar Pré-Shampoo Meu Cacho, Meu Crush
O pré-shampoo Meu Cacho, Meu Crush, da Inoar, é vegano e destinado para mulheres de cabelos cacheados, crespos ou ondulados, prometendo mais definição aos fios. Ele possui extrato de jasmim, colágeno vegetal, óleo de amaranto e vitamina E em sua composição, resultando em fios limpos, hidratados e macios.
5. L'Oréal Elseve Pré-Shampoo Reparação Total 5+
Assim como outros produtos da linha, o L'Oréal Elseve Pré-Shampoo Reparação Total 5+ identifica e trata os cinco principais danos encontrados no cabelo: a quebra, a rigidez, a opacidade, o ressecamento e as pontas duplas. Com ele, o couro cabeludo e os fios passam por uma reparação e limpeza profunda.
6. Lola Cosmetics Máscara de Umectação Oliva
A Máscara de Umectação Oliva, da Lola Cosmetics, é um daqueles produtos que tem várias funções em apenas um. Ele é composto por óleo de oliva 100% vegetal e ajuda na restauração, na umidificação e na redução de frizz dos cabelos danificados ou ressecados.
Essa máscara pode ser usada de cinco formas diferentes, e uma delas é como pré-poo antes da lavagem.
7. Pantene Pré-Shampoo Limpeza Profunda
Com o objetivo de fazer uma limpeza profunda, o pré-shampoo Limpeza Profunda, da Pantene, elimina a oleosidade, as impurezas e o acúmulo de resíduos que ficam na raiz. Além disso, ele conta com uma fórmula exclusiva de pró-vitaminas com antioxidantes que abre as cutículas e protege a estrutura dos fios.
8. Cadiveu Boca Rosa Hair Proteína Condicionante de Quartzo
A Proteína Condicionante de Quartzo da linha Boca Rosa Hair, da Cadiveu, também é destaque. Com partículas de quartzo rosa e proteína vegetal, ela age como um pré-shampoo e não só fornece brilho como também deixa os cabelos fortes, protegidos e cheios de movimento.
Pré-poo caseiro
Mas se você é mais adepta das receitas caseiras e quer economizar, não tem problemas. É possível fazer o seu pré-poo gastando pouco e usando ingredientes que você, provavelmente, já tem em casa.
Selecionamos quatro receitas de pré-shampoos potentes que deixarão os seus fios protegidos durante a lavagem. Confira!
Pré-poo de hidratação
Como esperado, a glicerina, o mel e o soro fisiológico são altamente hidratantes. E o Bepantol, além de hidratar, também auxilia na restauração capilar.
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de máscara de hidratação
- 1 colher de chá de Bepantol
- 1 colher de sopa de glicerina
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de soro fisiológico
Modo de preparo:
- Em um recipiente, misture todos os ingredientes;
- Penteie os cabelos secos e aplique a misturinha nos fios;
- Deixe agir por, no mínimo, 10 minutos;
- Depois disso, lave os cabelos normalmente.
Pré-poo de nutrição
Quando falamos em nutrição dos fios, os óleos de coco e de rícino e o azeite de oliva são destaques, já que penetram e agem diretamente na estrutura capilar. O resultado é mais proteção, brilho e força para o cabelo.
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de máscara de nutrição
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de chá de óleo de rícino
Modo de preparo:
- Misture todos os ingredientes;
- Aplique a mistura, enluvando mecha por mecha, nos cabelos secos e desembaraçados;
- Deixe agir de 10 a 30 minutos e, em seguida, lave os fios normalmente.
Pré-poo para engrossar as pontas dos fios
Quando entram em contato com as madeixas, os óleos de coco e de rícino oferecem muita nutrição e força, deixando-as mais grossas e encorpadas. O mel também é uma fonte de nutrientes e ainda sela os fios que estão quebradiços.
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de máscara capilar
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de chá de óleo de rícino
Modo de preparo:
- Misture os quatro ingredientes em um recipiente;
- Desembarace e aplique a mistura nos fios, enluvando cada mecha;
- Deixe os ingredientes agir por cerca de 30 minutos;
- Lave as madeixas como de costume e finalize como preferir.
Pré-poo para crescimento
Os óleos de rícino e de argan já são conhecidos por ajudarem no crescimento capilar. O vinagre de maçã chega para somar e deixar os fios mais hidratados, com as cutículas seladas e sem frizz.
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de máscara capilar
- 1 colher de chá de óleo de rícino
- 1 colher de chá de vinagre de maçã
- 1 colher de chá de óleo de argan
Modo de preparo:
- Misture todos os ingredientes;
- Penteie e aplique a mistura nos fios, passando por todas as mechas;
- Deixe os ingredientes agir por 30 minutos;
- Lave os cabelos como de costume.
Por fim, quem deve fazer o pré-poo e com que frequência?
Não há contraindicações para o uso do pré-poo, porém, ele é mais recomendado para quem está com os cabelos danificados, ressecados ou que são naturalmente secos, como os crespos, cacheados e com química.
Também não é recomendado utilizar o pré-shampoo todos os dias, pois ele pode acabar sobrecarregando os fios e proporcionar o resultado inverso: cabelo pesado e sem brilho. O ideal é que você faça a técnica e vá adaptando conforme as necessidades das suas madeixas. Faça, no máximo, três vezes por semana e, no mínimo, a cada 15 dias.