Conheça 30 Atividades Divertidas para Fazer com os Filhos!

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 16 de setembro 2021

Reservar um tempo para se divertir com os filhos é extremamente essencial, pois além de estimular o desenvolvimento, também fortalece os laços entre os pais e os pequenos. Está em busca de atividades para o dia a dia? Nós separamos 30 opções para lá de divertidas!

Fazer atividades em família faz tão bem para os adultos quanto para as crianças. Gastando muito ou pouco dinheiro, há uma infinidade de programas que podem ser feitos com os filhos, como: cozinhar, fazer teatro de fantoches, caçar tesouros, acampar fora de casa, fazer uma horta e explorar a natureza.

Para estimular as crianças não é preciso fazer todas as atividades que listamos, o mais importante é encontrar passatempos que sejam atrativos para vocês. Conheça os principais e saiba como deixar o dia dos seus filhos mais divertido.

A importância e os benefícios das atividades com os filhos

Nem sempre é fácil encontrar um tempo livre na agenda para brincar com os filhos. São tantas tarefas diárias que os momentos de diversão acabam ficando de lado.

Entretanto, as crianças têm energia de sobra e precisam fazer atividades que contribuam para o seu desenvolvimento. Além disso, as tarefas ajudam a estreitar os laços familiares e aproximam os pais e os filhos, tornando os futuros problemas da adolescência muito mais fáceis de lidar.

No geral, as atividades proporcionam vários benefícios, como:

  • Melhoram a confiança e a comunicação;
  • Desenvolvem habilidades motoras e intelectuais;
  • Estimulam a criatividade;
  • Aumentam a concentração;
  • Ensinam a importância das regras;
  • Deixam as crianças longe dos aparelhos eletrônicos por mais tempo.

E as vantagens não são apenas para as crianças, os adultos também acabam se beneficiando, já que conseguem relaxar, se aproximar mais dos filhos, esquecer um pouco dos problemas e participar ativamente do desenvolvimento dos pequenos.

30 atividades divertidas para fazer com os filhos

Depois de entender a importância de reservar um tempo para se divertir com o seu filho, chegou a hora de escolher as atividades para vocês fazerem juntos. Confira as mais divertidas e coloque-as em prática!

1. Fazer a árvore genealógica

Não tenha dúvidas de que o seu filho vai adorar saber um pouco mais sobre os antepassados dele. Com materiais básicos como papéis, lápis de cor e algumas fotos já é possível fazer uma árvore completa e recheada de lembranças.

2. Montar um álbum de família

Ainda que os celulares tenham capacidade de armazenar várias imagens e as redes sociais sejam verdadeiros diários, vale a pena revelar algumas fotos e montar um álbum de família. Pode ser de uma viagem, de um evento especial ou dos acontecimentos do ano.

3. Encenar um teatro de fantoches

O teatro de fantoches é a atividade ideal para estimular a criatividade e trabalhar a comunicação oral e gestual das crianças. E para deixar a brincadeira ainda mais divertida, vocês mesmos podem fazer os bonecos e criar a história e os personagens.

4. Cozinhar em família

Escolham um prato simples e saboroso e coloquem a mão na massa. O ideal é selecionar uma receita realmente fácil e que não precise ir ao fogo, assim, a criança terá muito mais autonomia e conseguirá participar de todas as etapas do preparo.

5. Fazer um piquenique

Para fazer um piquenique não precisa ir a um local especial ou muito longe de casa. Basta montar uma cesta com comidas gostosas e escolher um cantinho ao ar livre. Pode ser no jardim de casa, na praça do bairro ou em algum parque da cidade.

6. Fazer um acampamento

Inspire-se nos filmes e planeje um acampamento junto com o seu pequeno sem precisar ir a um camping. Basta separar todos os itens necessários, pegar uma barraca e dormir no quintal. Em alguns casos, acampar na sala de casa já é suficiente para deixar a criança feliz.

7. Caça ao tesouro

Fazer uma caça ao tesouro é uma excelente alternativa para distrair as crianças e diverti-las. Para isso, você pode escolher um “tesouro” surpresa e ir espalhando dicas pela casa até que o pequeno encontre o esconderijo final.

8. Montar um quebra-cabeças

Existem várias opções de quebra-cabeças infantis, inclusive de personagens ou personalizados com fotos pessoais. Eles trabalham a cognição e estimulam a resolução de problemas. Mas lembre-se de escolher um de acordo com a idade do seu filho.

9. Iniciar uma hortinha

Nem sempre as casas têm jardins ou um canteiro reservado para as plantas, mas para fazer uma pequena horta não é preciso de muito espaço. Um cantinho para armazenar os vasinhos já é o suficiente para plantar as hortaliças.

10. Praticar meditação

Pode parecer difícil imaginar o seu filho sentadinho por algum tempo, mas não é impossível. Com um pouco de prática, ele se acostuma a meditar pelo menos por alguns minutos ao dia. A prática auxilia a concentração e diminui o estresse.

11. Fazer uma sessão de fotos

Se o seu filho ama fotografar, aproveite para fazer uma sessão de fotos com os equipamentos que você tem em casa. Montem um cenário bacana, escolham os looks e arrasem na criatividade das poses.

12. Soltar a criatividade com blocos de montar

Os blocos de montar estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e a coordenação motora, além de serem fontes garantidas de diversão. Inspirem-se em formas, personagens e objetos e soltem a imaginação na hora da montagem.


Blocos de montar

Há uma enorme variedade de blocos de montar, que variam em termos de cores, tamanhos e temas. Para crianças menores, os blocos maiores são os mais indicados. Para as crianças mais crescidinhas, vale a pena investir nas opções com mais peças, que possibilitam que os pequenos construam qualquer coisa que vier à imaginação.


13. Montar um caminho com obstáculos

Um cômodo sem móveis, um espaço ao ar livre e alguns objetos já são suficientes para fazer um caminho com obstáculos na sua casa. A atividade não só ajuda as crianças a gastarem energia, como também estimula a coordenação motora.

14. Customizar roupas

Sabe aquelas roupas sem estampas que vocês não usam mais com tanta frequência? Chegou a hora de separá-las e colocar toda a criatividade em jogo.

Compre retalhos, tintas de tecido e acessórios decorativos para dar uma cara nova às peças. Uma dica simples e que estimula o aprendizado das cores é apostar no tie dye e reinventar as peças.

15. Rever fotos antigas

Com certeza você tem alguns álbuns da família ou fotos de quando era criança. Mostrá-las para o seu filho é uma forma de contar um pouco da sua história e de relembrar alguns dos momentos que você já viveu.

16. Explorar a natureza

Uma das melhores formas de ensinar e divertir as crianças é explorando a natureza com elas. Caso você tenha jardim em casa, pode usar esse ambiente, mas é legal sair para conhecer novos ares e outras espécies de insetos, plantas, árvores, etc.

17. Ler livros

Com os livros é possível levar as crianças para conhecer novos personagens, lugares e até mundos diferentes. Por isso, leia para o seu filho e estimule a leitura, caso ele já saiba ler. Escolha histórias indicadas para cada faixa etária e diversifique os gêneros.


Livros infantis

A leitura é um hábito que deve ser estimulado desde cedo. Os livros infantis costumam ter histórias bastante educativas, que podem ensinar uma variedade imensa de temas às crianças. Além disso, muitas editoras publicam livros interativos, o que pode fazer com que o interesse pela leitura aumente ainda mais.


18. Visitar um museu

Se o seu filho nunca foi ao museu, esse é o momento perfeito para levá-lo. Procure um na sua cidade e reserve um dia para ele aprender e se divertir ao mesmo tempo. Alguns ainda têm programações exclusivas para o público infantil e deixam os pequenos ainda mais encantados.

19. Organizar o quarto da criança e os brinquedos

Normalmente, arrumar a bagunça não é uma atividade divertida, principalmente para as crianças. Porém, você pode usar a criatividade e deixar a tarefa mais atrativa. Pode ser a oportunidade perfeita para ensiná-lo a ser mais organizado e responsável.

20. Fazer uma cápsula do tempo

Para fazer uma cápsula vocês precisam escolher uma caixa, selecionar alguns objetos para serem guardados e, para complementar, fazer uma cartinha para ser lida no futuro. O objetivo é enterrar a caixa no quintal de casa e só abrir depois de alguns anos.

21. Confeccionar os próprios brinquedos

Que tal ajudar o seu filho a fazer brinquedos exclusivos e personalizados? Se você não tiver habilidade com atividades manuais, recorra aos vídeos disponíveis na internet. Há dezenas de opções, que vão das mais simples às mais complexas.

22. Brincar de casinha

Geralmente, as crianças adoram soltar a imaginação e viver vidas que não são delas. Para estimular essa criatividade, brinque com o seu pequeno de casinha. É uma brincadeira simples e que não precisa de muitas coisas.

23. Reciclar materiais antigos

Leve os princípios do upycling para a sua casa e comece a reciclar alguns itens que seriam jogados fora. É possível reformar brinquedos, pintar móveis antigos, customizar roupas e ressignificar caixas que iriam para o lixo.

A atividade é ótima para ensinar a criança a valorizar os itens que já tem e ensinar um estilo de vida mais sustentável.

24. Fazer um escorregador de sabão no quintal

Caso você tenha um quintal grande e queira aproveitar o verão sem sair de casa, o escorregador de sabão é uma excelente alternativa e você nem precisa gastar muito. Uma lona grande, detergente e um pouco de água já bastam para fazer a diversão da criançada.

25. Jogos de tabuleiro

Embora os games de celulares estejam em alta, os jogos de tabuleiro ainda conseguem despertar a atenção dos pequenos. Compre um jogo indicado para a faixa etária do seu filho e, se quiser, reúna outras pessoas para deixar a partida ainda mais divertida.

26. Brincar de boliche

Caso não tenha pistas de boliche na sua cidade, improvise e monte a brincadeira na sua casa. Para facilitar, você pode comprar um kit já pronto e definir apenas um espaço. Mas se quiser colocar a mão na massa, faça os pinos com garrafas PET e use papéis para fazer as bolinhas.

27. Fazer um karaokê em casa

Você e seus pequenos gostam de cantar? Não desperdicem a oportunidade de soltar a voz e façam um karaokê em casa mesmo. Separem a melhor playlist, compre um microfone, montem as coreografias e comecem o show!

28. Brincar com água (de forma consciente!)

Nos dias mais quentes, vocês podem ficar ao ar livre e fazer algumas brincadeiras com água, mas sem grandes desperdícios. Dá para fazer bolhas de sabão, guerra de bexigas, “dar banho” nos brinquedos e fazer piscina para os barquinhos.

29. Organizar uma sessão de cinema caseira (ou ir ao cinema!)

Assim como os livros, os filmes proporcionam novos aprendizados e ensinam lições importantes para os pequenos. Mas se você não puder ir ao cinema, não tem problema. Faça a sua própria pipoca, escolha filmes com boas histórias e monte um cinema em casa.

30. Dar uma chance às brincadeiras clássicas da infância

Aproveite que o seu filho está pequeno e faça atividades que você fazia para se divertir quando tinha a mesma idade: amarelinha, esconde-esconde, pega-pega, pular corda, o mestre mandou, bolinha de gude e outras.

Por fim, não deixe de descobrir novos passatempos ao lado das crianças

Mesmo que você selecione algumas das atividades que listamos, não perca a oportunidade de conhecer cada vez mais o seu filho e descobrir novos passatempos divertidos para ele. Para isso, pergunte o que ele gostaria de fazer e adapte algumas brincadeiras já existentes.

Também é importante que você fique atenta às habilidades e aos interesses do seu filho para estimulá-lo. Há crianças que gostam de música, dança, pintura, artesanatos, etc. Incentivar os talentos fará toda a diferença no futuro do pequeno.

E, embora a tecnologia seja muito necessária atualmente, atividades que estimulam o desenvolvimento das crianças são ainda mais indispensáveis. Aprendam juntos algumas formas de se divertir e construam bons momentos que ficarão na memória durante toda a vida.


Gostou deste artigo?