7 Dicas para Aliviar a Dor do Nascimento dos Dentes do Bebê

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 13 de setembro 2021

O desconforto causado pelo nascimento dos dentinhos é normal e acontece com todos os bebês. Mas, apesar de ser inevitável, é possível aliviar as dores causadas pela dentição. Quer saber como? Nós selecionamos as melhores dicas.

Infelizmente, é comum que os bebês sintam dor quando os dentinhos de leite começam a nascer. E para aliviar o desconforto causado, as mamães podem apostar no picolé de leite materno, nos mordedores, em alimentos mais durinhos, na chupeta gelada e em massagens relaxantes ou na gengiva.

Geralmente, nessa fase, os bebês apresentam alguns sintomas perceptíveis. Caso o seu filho já esteja emitindo alguns sinais, o ideal é que você seja paciente – pois está sendo muito mais difícil para ele – e tente ao máximo oferecer apoio e aliviar os desconfortos que ele está sentindo. Saiba como!

Como fica a gengiva do bebê quando os dentes vão nascer

Muitas mamães, principalmente as de primeira viagem, têm dúvidas se os sintomas que o bebê está tendo estão relacionados ao nascimento dos dentinhos ou a outro fator, como os saltos de desenvolvimento, por exemplo.

Como fica a gengiva do bebê quando os dentes vão nascer

Entretanto, como dissemos, quando os primeiros dentinhos começam a surgir, os bebês emitem alguns sinais característicos, principalmente relacionados à gengiva. Os principais são:

  • Mais saliva: Enquanto nascem os dentes (ou um pouco antes), a produção de saliva aumenta, fica mais viscosa e, consequentemente, o bebê passa a babar mais;
  • Gengiva inchada: É comum que a gengiva fique inchada, meio avermelhada e sensível nesse período. Afinal, em breve, um novo dentinho começará a rasgá-la para sair;
  • Irritabilidade: Como você deve saber, o nascimento dos dentes não é uma fase muito agradável para os pequenos, já que vem acompanhada por várias reações negativas. Por isso, é normal que ele fique mais agitado ou irritado sem motivos aparentes por conta do incômodo na parte interna da boca;
  • Perda de apetite: O desconforto da chegada dos dentinhos também pode fazer com que o seu filho rejeite as refeições, principalmente as mais sólidas ou que demandem mais esforço da gengiva;
  • Dificuldades para dormir: Nem sempre as dores só aparecem durante o dia, pode ser que à noite a dentição também incomode e o bebê comece a sentir mais dificuldade para dormir;
  • Vontade de morder: Uma das formas que os pequenos encontram para lidar com o incômodo é morder objetos e até as mãos e os dedos. E quando eles percebem que dá certo, passam a colocar qualquer coisa na boca para aliviar o desconforto e a coceira que estão sendo causados.

Com quantos meses os dentes nascem?

Não existe uma regra que determine a data específica para o nascimento dos primeiros dentinhos, pois cada criança se desenvolve no seu tempo e algumas podem demorar mais do que outras. Contudo, eles podem começar a aparecer a partir dos quatro ou cinco meses de idade.

Normalmente, os dentinhos inferiores da frente são os primeiros a nascerem, e os superiores vêm logo em seguida, depois de pouco tempo. Em geral, até os 3 anos, os últimos dentinhos de leite dos pequenos – que são segundos molares – já terão nascido.

Dicas para aliviar o desconforto do nascimento dos dentes no bebê

Os primeiros dentinhos do seu filho já estão começando a nascer e você está em busca de soluções para aliviar a dor? Nós selecionamos as sete melhores dicas que vão minimizar o desconforto e tornar essa fase muito mais fácil para o seu bebê. Confira!

Picolé de leite materno

Caso o leite materno ainda faça parte da rotina do seu pequeno, nada melhor do que unir o útil ao agradável. Talvez você não saiba, mas o gelo diminui o fluxo sanguíneo, alivia o desconforto e desincha a gengiva. Então, a melhor saída é fazer um picolé com o leite da mãe.

Para fazê-lo, basta extrair o leite e levá-lo ao congelador em um recipiente específico para endurecer. Além de minimizar a dor, ele também pode ser um ótimo aliado para refrescar o calor.

Ofereça mordedores ao bebê

Como dissemos, uma das saídas que os bebês encontram para aliviar os incômodos causados pelo surgimento da dentição é morder qualquer objeto que veem pela frente. Porém, nem sempre são itens limpos e higienizados.

Para evitar que o seu filho coloque utensílios sujos na boca, ofereça mordedores assim que perceber os primeiros sinais. Eles são macios, não oferecem riscos e ainda fortalecem a musculatura da mastigação.

Se preferir, você pode colocá-lo na geladeira por alguns instantes para contribuir ainda mais com o alívio.

Faça massagens na gengiva do bebê

Durante essa fase, você também pode ajudar na diminuição das dores. Com os dedos limpos, faça uma massagem leve e suave por toda a gengiva do bebê para amenizar o desconforto.

Se você quiser, pode investir em um massageador gengival ou em uma dedeira de silicone, ambos esterilizados, para auxiliar na esfregação.

Passe chá de camomila na gengiva

Talvez você não saiba, mas a camomila tem propriedades calmantes, anti-inflamatórias, sedativas e relaxantes. E, justamente por isso, ela pode ser muito importante durante essa etapa da vida do seu bebê, já que ajuda a minimizar a dor e o desconforto.

Quando o pequeno demonstrar irritação, faça um chá de camomila, umedeça um algodão ou uma gaze e passe por toda a gengiva dele, massageando suavemente. Se necessário, você também pode fazer picolé com o chá e oferecer à criança nos momentos de dor.

Ofereça frutas ou legumes mais durinhos

Enquanto a gengiva estiver inchada e dolorida, pode ser que o bebê recuse alimentos sólidos para não machucar ainda mais. Porém, quando ele perceber que a solidez pode ajudar a aliviar o desconforto e a coceira, a aceitação será mais fácil.

Indo de acordo com o paladar dele, ofereça alimentos durinhos, como palitos de cenoura, beterraba, maçã, pera, etc. E se o intuito também for desinchar, coloque algumas frutas na geladeira por alguns minutos e ofereça ao bebê.

Chupeta gelada

O uso da chupeta não é recomendado exclusivamente para esse fim, mas, se o seu filho já utiliza o acessório em outras ocasiões, você pode transformá-la em uma aliada durante o nascimento dos dentinhos.

Basta colocar um pouco de água no bico de silicone, deixar na geladeira por alguns instantes e, depois, oferecer ao bebê para diminuir a dor da gengiva.

Massagens relaxantes

Como dissemos, é comum que os bebês fiquem agitados e bastante irritados enquanto os dentinhos estão saindo. Por isso, as mamães podem apostar em massagens relaxantes que ajudam a acalmá-los e deixar a fase menos difícil.

A shantala é uma excelente opção, pois além de relaxar, ela também melhora a qualidade do sono, alivia desconfortos e fortalece o sistema imunológico.

Durante as massagens, você pode utilizar óleo essencial de lavanda, que também tem propriedades calmantes. Mas não esqueça de consultar um pediatra antes e dissolver o óleo em um creme para bebê, pois, em excesso, os óleos essenciais podem irritar a pele e causar o efeito contrário ao que era esperado.


Gostou deste artigo?