Como Fazer o Bebê Dormir Sozinho? Veja 10 Dicas Essenciais

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 27 de agosto 2021

O bercinho está lá prontinho e aconchegante, mas o seu bebê só consegue pegar no sono quando está no colo? É comum acontecer com algumas crianças, por isso, nós selecionamos as melhores dicas para o seu filho se sentir seguro e dormir sozinho a noite toda.

Na maioria das vezes, não é fácil fazer o bebê dormir sozinho no berço, principalmente quando ele já está acostumado a adormecer no colo. Porém, algumas dicas como criar um ritual do sono, emitir ruídos brancos, usar óleos essenciais e diferenciar o dia da noite podem ser eficientes nessa fase.

Em todo o caso, a adaptação pode demorar um pouco mais do que você espera. Mas, independente do tempo que leve para ele se acostumar, não se desespere. Com paciência, determinação e seguindo as nossas dicas, você vai chegar lá!

Com quantos meses o bebê pode dormir sozinho no berço?

Desde os primeiros dias de vida, o bebê já pode começar a dormir sozinho no berço. Porém, pelo menos até o sexto mês, o ideal é que o móvel fique no quarto dos pais, pois além da criança acordar mais vezes para mamar, é possível acompanhá-la de perto durante o sono.

Depois desse período, o pequeno já consegue dormir por várias horas seguidas e não acorda muitas vezes para mamar. Nesse momento, se os pais sentirem necessidade, já podem começar a colocá-lo para dormir no seu próprio quartinho para não dar trabalho quando crescer um pouco mais.

Dicas para fazer o bebê dormir sozinho

É muito comum que os bebês durmam tranquilamente nos braços e, quando são colocados no berço, logo acordam e não querem mais voltar a dormir. Porém, é possível reverter a situação e ir ensinando, aos poucos, o seu filho a dormir sozinho no berço, sem precisar do colo.

Confira as melhores dicas que separamos para deixar o seu bebê mais independente durante o sono.

Acostume o bebê com o berço o quanto antes

Se para os adultos é difícil mudar de hábitos, imagine para uma criança. E é por isso que, se você quer (ou precisa) que o seu filho durma no berço, deve começar a adaptá-lo o quanto antes. Normalmente, se ele conhece o local desde cedo, não vai ter problema em continuar lá.

Entretanto, é aceitável que ele precise do seu colo alguns dias e não queira ficar sozinho no berço.

Técnica do ninho

Uma das alternativas para ajudar o seu bebê a dormir melhor no berço é com a técnica do ninho. Ela é super confortável e simula o ambiente intrauterino, mas você deve ter bastante cuidado e deixar o espaço livre para que não haja riscos de sufocamento.

Para fazer a técnica, é simples: enrole uma toalha de banho no sentido horizontal e, depois, faça o mesmo procedimento em outra toalha. Coloque as duas no berço, formando um ninho fechado e cubra com uma manta, dobrando as pontas para dentro.

Sons brancos

O útero, com certeza, é um dos locais mais confortáveis para um bebê, afinal, é lá que ele se desenvolve por nove meses. Por isso, uma das formas de acalmar o seu pequeno e ajudá-lo a dormir a noite toda é reproduzindo o som do útero.

Basta colocar um ruído branco, que vai criar uma barreira sonora e abafar o barulho vindo de fora.

Crie um ritual do sono

Para que o bebê comece a se adaptar a dormir sozinho, monte um ritual e tente segui-lo todos os dias. Dessa forma, ele começa a entender quais são as próximas etapas, vai desacelerando o ritmo e percebe quando está chegando a hora de dormir.

Uma sugestão de ritual pode ser: dê um banho morninho, faça uma massagem relaxante, amamente, deixe tocar uma canção de ninar ou um som de ruído branco e, por último, coloque o bebê no berço.

Coloque o bebê ainda acordado no berço

Faça o bebê dormir apenas quando ele já estiver no berço, assim, evita de ele despertar ou se assustar quando for colocado lá.

No momento em que ele demonstrar sinais de sono, comece o ritual noturno e o coloque no berço para que ele adormeça lá mesmo. Pode demorar um pouco no início, mas depois ele se acostuma.

Evite tirá-lo do berço

Se não for extremamente necessário, tente não retirar o bebê do berço depois que ele estiver deitado, pois isso pode dificultar a volta e tornar a adaptação ainda mais difícil. Caso ele chore ou desperte, tente acalmá-lo e fazê-lo voltar a dormir dentro do berço mesmo.

Siga uma rotina

Estabelecer uma rotina ajuda o bebê a entender que existe um horário para dormir e que precisa dar espaço para o sono. Mas não adianta fazer apenas um dia, é preciso que a prática se torne um hábito até que ele se acostume.

Para facilitar, estabeleça um horário para cada tarefa do ritual do sono e siga por vários dias seguidos. Porém, não fuja da realidade. Se o bebê começa a sentir sono só depois das 21h30, não adianta colocar 20h como a hora de dormir. Respeite as necessidades dele.

Use óleos essenciais

Cada óleo essencial possui um benefício diferente e pode se tornar um aliado do seu pequeno. Alguns deles diminuem o estresse e melhoram a qualidade do sono, então, use a aromaterapia ao seu favor.

Para relaxar o bebê, você pode colocar algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda em um pouquinho de creme hidratante e fazer uma massagem. Mas antes, consulte um médico para saber se a técnica pode ser feita sem riscos no seu filho.

Se afaste aos poucos do berço

Provavelmente, você já percebeu que a sua presença acalma o seu filho. Então, não o coloque no berço e saia como se estivesse tudo certo, porque não está. No início, ele ainda vai se sentir inseguro, até porque, o espaço disponível é muito maior do que o colo ou o útero, por exemplo.

Mostre que ali é um local seguro e fique lá até ele dormir mais profundamente. Depois, se afaste devagar para que ele não sinta que você está indo embora.

Diferencie o dia da noite

Busque formas de ajudar o seu bebê a entender que o dia é diferente da noite, assim, ficará mais fácil de ele saber que o período noturno é o ideal para dormir.

Para facilitar o entendimento, deixe o dia correr normalmente, com barulhos, luzes, movimentos e conversas. E quando chegar a noite, mude o clima, deixe as luzes mais baixas, diminua os barulhos e siga o mesmo ritual de sempre.

Não se desespere, logo passa!

Embora as dicas sejam realmente eficazes, nem sempre as crianças reagem da forma que os pais esperam, e isso é totalmente normal. Pode ser que o seu filho só consiga pegar no sono quando está no colo e, se você estiver disposta a isso, não tem problema fazer o que ele precisa.

Todas as etapas da vida de um bebê são fases e, uma hora ou outra, essa também irá passar. Sempre que puder, respeite as necessidades da criança na hora de dormir, pois isso contribuirá para um sono mais tranquilo e longe de inseguranças.

Nesses casos, as noites podem ser mais cansativas, mas você pode aproveitar para descansar sempre que ela dormir durante o dia.

Entretanto, se você trabalha fora e precisa dormir bem à noite, será preciso tentar adequar o sono do seu filho à sua rotina. Para isso, procure um médico ou converse com um especialista que possa te ajudar a lidar com a situação da forma menos traumática possível para o bebê.

O mais importante é não se basear em outras crianças ou mães. Faça do jeito que você se sentir mais à vontade e que seja bom para os dois. Não imponha regras só porque outra pessoa te indicou, tente adaptá-lo com o máximo de amor e cuidado.

Lembre-se que o seu filho ainda é um bebê e não tem controle sobre as necessidades. O seu papel é estar ali disponível para acolhê-lo, sempre.


Gostou deste artigo?