Creme para Assaduras: Os 10 Melhores para a Pele do Bebê

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 31 de agosto 2021

Infelizmente, o aparecimento de assaduras se torna comum quando o bebê usa fraldas descartáveis. Porém, elas são tratáveis e podem ser prevenidas com alguns cuidados básicos. Seu filho sofre com esse problema? Confira os cremes mais efetivos para resolvê-lo!

Normalmente, as assaduras surgem em bebês que usam fraldas e são causadas por alguns fatores que irritam a pele: calor, umidade e falta de higiene. No geral, elas coçam, incomodam e deixam as crianças extremamente sensíveis. O tratamento é feito com cremes/pomadas, trocas frequentes e limpeza adequada.

Entretanto, não basta investir apenas no tratamento, é preciso identificar as possíveis causas das assaduras e evitar que elas apareçam. Por ser extremamente sensível, a pele do bebê precisa de cuidados especiais e produtos que auxiliem na proteção e desenvolvimento saudável.

Como escolher o melhor creme para assaduras?

Para comprar um bom creme contra assaduras é preciso ficar atenta aos benefícios que ele oferece e de quais deles o seu filho realmente precisa.

Como nem sempre é fácil defini-los, nós selecionamos três fatores que você deve observar para não errar na escolha da pomada ideal. Confira quais são eles e entenda por que são tão importantes!

Atenção aos ativos da fórmula

Geralmente, os cremes para assaduras apresentam duas funções principais: tratamento e prevenção. Sendo assim, antes da escolha, o ideal é que você tenha em mente quais são as reais necessidades da pele do seu filho.

Depois, é preciso analisar os ativos encontrados na fórmula e identificar quais deles são essenciais para o seu bebê. Selecionamos os mais importantes e que estão presentes na fórmula dos melhores cremes:

  • Pantenol: É um ativo altamente hidratante que repara a proteção natural da pele, tem ação cicatrizante e conta com propriedades anti-inflamatórias. Nos cremes, ele também pode aparecer como pró-vitamina B5.
  • Lanolina: Ela é um ativo natural que também age como um hidratante e cria uma barreira na pele, evitando que ocorra a perda excessiva de água e, consequentemente, ressecamentos.
  • Óxido de zinco: Presente na maioria dos cremes e pomadas contra assaduras, ele ajuda a reduzir a vermelhidão da pele, impede a proliferação de bactérias e tem ações anti-inflamatória e cicatrizante.
  • Calêndula: Nos cosméticos, a planta não só tem o efeito calmante, como também possui propriedades antisséptica, anti-inflamatória, cicatrizante e protetora.
  • Óleo de amêndoas: O ativo é excelente para fornecer hidratação e tem um ótimo efeito nas peles já ressecadas. Ele também possui ação calmante e anti-inflamatória e ajuda a recuperar a oleosidade natural.
  • Vitamina E: Ela está presente em alguns produtos e atua como anti-inflamatório (diminuindo a irritação e a vermelhidão), hidratante, fortalece a barreira natural da pele e ajuda a tratar a sensibilidade.

Opte pelos cremes hipoalergênicos e sem fragrância

Naturalmente, a pele de um bebê já é mais sensível do que a de um adulto e, levando em consideração que as assaduras sensibilizam ainda mais, o ideal é optar por um produto que não agrave ainda mais a situação.

Por isso, só compre cremes hipoalergênicos e testados dermatologicamente. Dessa forma, há uma segurança a mais de que o produto vai, de fato, fazer bem à pele da criança.

Um outro ponto importante é a fragrância. Evite produtos com cheiros artificiais, afinal, a proposta não é perfumar a área, mas tratá-la. Quanto mais suave e natural ele for, melhor será para os pequenos.

Algumas opções podem ter um custo-benefício mais interessante

Para algumas mamães, a economia também faz toda a diferença na hora da escolha. E se você também pensa assim, não é preciso abrir mão da qualidade. Escolha pensando no custo-benefício.

As embalagens econômicas, por exemplo, são maiores e mais baratas do que a mesma quantidade em embalagens pequenas. Além disso, algumas marcas também comercializam os cremes em packs e cobram um valor unitário menor do que os que são comprados individualmente.

Comprar pela internet também pode trazer muitas vantagens. Pesquise bastante, faça os cálculos e escolha a alternativa que gera mais economia.

Os 10 melhores cremes para assaduras

Está em busca de produtos que ajudem no tratamento ou na prevenção de assaduras no seu bebê? Nós selecionamos os dez melhores cremes que vão fazer toda a diferença no dia a dia. Confira!


1. Huggies Supreme Care

O Huggies Supreme Care é um creme preventivo que promete deixar o bebê protegido desde a primeira passada. Sua fórmula conta com óxido de zinco, óleo de amêndoas e vitamina E, além de ser livre de fragrância, parabenos e corantes.


2. Bepantol Baby

Prometendo restaurar a pele de dentro para fora, o creme preventivo da Bepantol Baby possui pró-vitamina B5 e lanolina para proteger a pele do bebê. Ele também é livre de perfumes, corantes ou parabenos.


3. Desitin Proteção Diária

Com uma textura ultraleve, o Desitin Proteção Diária age contra as assaduras e ainda deixa a pele mais hidratada todos os dias. Sua fórmula é hipoalergênica, dermatologicamente testada e enriquecida com vitamina E e Aloe vera.


4. Mustela Vitamin Barrier

O Vitamin Barrier, da Mustela, conta com 98% de ingredientes de origem natural e oferece três benefícios em um único produto: previne a irritação, acalma a pele e alivia os sintomas. Ele é dermatologicamente testado e não possui perfume.


5. Granado Dermocalmante

O creme Dermocalmante, da Granado, garante prevenir as assaduras e reparar a pele do bebê, proporcionando alívio rápido e conforto imediato. Além de possuir 40% de óxido de zinco, sua fórmula também conta com D-pantenol, alantoína, óleo de amêndoa doce, vitamina E e proteínas de trigo, de aveia e de amêndoa doce.


6. Hipoglós Transparente

Oferecendo cinco benefícios diferentes, o creme preventivo de assaduras Hipoglós Transparente protege, hidrata por 48 horas, alivia, regenera e fortalece a pele do bebê. Além de não possuir fragrância, sua fórmula é enriquecida com lanolina.


7. PomPom Prevenção de Assaduras

Enriquecido com extrato de camomila e óleo de amêndoas, o creme para prevenção de assaduras da PomPom hidrata e acalma a pele do bebê, oferecendo proteção prolongada por até 12 horas. Ele é hipoalergênico e testado dermatologicamente.


8. Desitin Máxima Proteção

Enquanto o Desitin Proteção Diária é ideal para prevenir, o Máxima Proteção ajuda a combater as assaduras que já estão na pele. Com 40% de óxido de zinco em sua fórmula, a proteção dura por mais tempo e a recuperação começa desde o primeiro uso.


9. Chicco Baby Moments

O creme para prevenção de assaduras Baby Moments, da Chicco, hidrata, repara e previne irritações na pele. Ele conta com vitamina E, manteiga de karité e óxido de zinco, além de criar uma barreira para que as bactérias não se desenvolvam.


10. Dermodex Prevent

O Dermodex Prevent é um creme que não só previne as assaduras, como também protege e hidrata a pele. Enquanto está em contato com o bebê, ele forma uma barreira protetora que impede o atrito com a fralda e com substâncias que possam causar irritações.


Por fim, tenha outros cuidados para evitar as assaduras

Por mais que os cremes sejam excelentes aliados, é preciso ficar atenta e ter outros cuidados com a pele para evitar o aparecimento de assaduras no seu bebê.

Evite deixar a fralda molhada por muito tempo em contato com o corpo, seque bem a região íntima após o banho, tenha cuidado com as fraldas muito apertadas, troque os lenços umedecidos por algodão com água e dê uma chance para as fraldas de pano.

Além disso, quando perceber que as irritações estão fora de controle, não hesite em procurar um médico. Em casos como esse, o acompanhamento de um profissional é extremamente importante.


Gostou deste artigo?