13 Sinais de Que a Outra Pessoa Pode Estar Desinteressada

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 15 de junho 2021

Infelizmente, nem sempre os dois envolvidos em um relacionamento se gostam na mesma intensidade, e isso pode ser um problema se não houver sinceridade. Quer saber como descobrir se a outra pessoa está desinteressada? Neste artigo, nós separamos os principais sinais.

Em alguns casos pode ser difícil perceber, mas sempre há algumas pistas quando alguém não está mais se dedicando ao relacionamento como deveria. Algumas delas são: brigas por pequenos motivos, afastamento repentino, falta de interesse sexual ou ausência de pequenos gestos.

Talvez você já tenha alguma desconfiança, mas é sempre bom ficar atenta ao aparecimento de sinais concretos para realmente ter certeza e não tirar conclusões precipitadas. Confira os indícios mais aparentes e saiba como descobrir se o outro está realmente se afastando de você.

Como saber e o que fazer se a relação está morna?

O primeiro passo a ser dado é observar como o seu parceiro ou parceira está reagindo, a frequência que isso acontece e se há possíveis motivos. Vale lembrar que nem sempre a relação está na melhor fase e todo mundo tem dias ruins que, às vezes, acabam refletindo no relacionamento.

Outro ponto é o tempo que vocês estão juntos. Normalmente, quando se está em um casamento ou em um relacionamento muito longo, é comum que eles caiam na rotina, e isso não quer dizer que a outra pessoa está desinteressada, mas vocês precisam fazer algo para dar um up no relacionamento.

Esse sentimento também pode ser fruto da sua insegurança, e aí quem vai ter que lidar com o problema é você. Sendo assim, não coloque a culpa no outro antes de observar também as suas atitudes e ver se o desinteresse não está sendo recíproco.

Mas se você já está com essa impressão há algum tempo, tentou tirar uma resposta do seu companheiro ou companheira e não conseguiu, chegou a hora de partir para ação. Observe quais são as atitudes que mais te incomodam, peça respostas sinceras para a outra pessoa e permita que os dois deem seus pontos de vista.

Se houver uma justificativa, tentem formas de voltar ao que era antes, mas sem muita pressão. E se ela assumir que não gosta mais de você como antes, chegou a hora de aprender a lidar com a rejeição e sair do relacionamento.

13 sinais de que a outra pessoa pode estar desinteressada

Para te ajudar a identificar se a outra pessoa está ou não interessada na relação, separamos os principais sinais de desinteresse e como você pode notá-los.

Mas vale lembrar que não é uma regra e que nem sempre é preciso que a pessoa demonstre os 13 sinais para você realmente ter certeza. Observe os indícios, avalie a intensidade deles e não tire conclusões precipitadas antes de conversar com a pessoa e entender o que ela realmente está sentindo.

A comunicação está falhando

Independentemente do tipo de relação, a comunicação sempre deve ser a base. E quando ela não está funcionando ou está falhando, é sinal de que alguma coisa está errada.

Essa falta de comunicação pode ocorrer por inúmeros motivos, e um deles pode ser o desinteresse. Principalmente se você perceber que a outra pessoa não se esforça mais para conversar, não tenta resolver as brigas amigavelmente e nem tem assunto para falar com você.

Qualquer situação acaba em briga

É super normal que aconteçam desentendimentos entre vocês e, às vezes, até por motivos bobos. Mas você não deve considerar normal se qualquer situação virar motivo para ele ou ela começar uma briga.

Ficar sempre na defensiva, se irritar com facilidade por motivos corriqueiros ou tranformar tudo em uma enorme discussão pode ser uma demonstração de que a outra pessoa quer se afastar.

A pessoa está se afastando

O afastamento pode ser um dos sinais mais claros de desinteresse, afinal, quem ama quer o outro o mais perto possível. Mas não leve em consideração apenas o afastamento físico, algumas atitudes como não querer saber da sua vida, não te contar mais nada ou não desejar conversar com você também mostram que a outra pessoa está bem longe, mesmo estando do seu lado.

Você é sempre deixada em segundo plano

Em qualquer relacionamento, é normal que os dois envolvidos tenham uma vida individual e coisas que gostem de fazer sozinhos. Porém, essa não deve ser uma situação recorrente, até porque, vocês também precisam ter programas de casal e momentos a sós.

Nesses casos, o desinteresse é notável quando você não é mais uma prioridade ou quando sua companhia passa a ser considerada quase uma obrigação.

O interesse por sexo diminuiu

Mesmo não sendo o principal fator da relação, o sexo é muito importante para alguns casais e não é normal que o interesse diminua de uma hora pra outra, sem nenhum motivo. Claro que em algumas situações vocês podem deixar o sexo em segundo plano, mas os momentos íntimos e de aproximação continuam, e é questão de tempo até o desejo sexual voltar ao normal.

Se acontecer sem motivos claros, pode ser um sinal de que o seu parceiro ou parceira não está mais interessado em você.

A pessoa não te inclui nos planos dela

Como dissemos, é comum que as duas pessoas tenham seus planos e sonhos pessoais. Mas quando você não é inclusa em nenhum projeto de vida, pode ser que a outra pessoa esteja te deixando de fora por não querer você presente nesses momentos ou porque você não é considerada importante o bastante para estar lá.

Só você se redime

Discussões são super normais e, algumas vezes, até ajudam a esclarecer alguns pontos que precisavam ser resolvidos. Porém, a iniciativa de resolver o problema não deve partir sempre de você, o interesse deve ser mútuo.

Se isso não está acontecendo e a outra pessoa parece não se importar se vocês estão “de mal” ou não, pode ser um indício claro de que ela não se importa tanto assim.

Você se adapta pela pessoa, mas ela não faz o mesmo por você

Ninguém é perfeito e, normalmente, nossos jeitos e manias acabam incomodando outras pessoas, principalmente em um relacionamento. Quando você percebe que é realmente incômodo, é hora de se esforçar para tentar mudar alguns de seus defeitos.

Mas assim como tudo em uma relação, isso tem que partir dos dois, e não apenas de você. Se só existem mudanças e esforços da sua parte, deixe a antena ligada.

A pessoa parece não estar feliz quando está com você

Se você decidiu se relacionar, é porque se sente bem com a pessoa e a quer sempre por perto, não é? E é o que se espera também do seu par. Não é normal que, sempre que esteja com você, ele fique mal-humorado, ranzinza, com a cara fechada ou com um semblante de que não está feliz, como se quisesse que as horas passassem mais rápido para sair dali.

Os pequenos gestos deixaram de existir

Como nem sempre é possível fazer grandes surpresas para demonstrar o amor que sentem um pelo outro, são os pequenos gestos diários que fazem essa demonstração em um relacionamento. Mas se eles deixarem de existir – ou partirem apenas de você – e se a outra pessoa nem sequer tenta demonstrar o quanto ela se importa, pode ser que você esteja cultivando a relação sozinha.

Todos os programas de casal partem de você

Programas de casais são feitos a dois, então, nada mais justo que as ideias, sugestões e convites partam dos dois, e não só de você. Até pode ser que você tenha mais tempo ou habilidade para planejar e programar os passeios, mas não é justo que tudo caia sobre as suas costas como se fosse importante apenas para você. O interesse deve sempre partir do casal, e não apenas de um.

Você não se sente valorizada

É muito chato se esforçar, preparar surpresas, fazer tudo da melhor forma possível e não receber nenhum reconhecimento ou elogio, certo? Se isso está acontecendo no seu relacionamento, algo está bem errado.

Pode ser que o atual momento da vida da outra pessoa tenha deixado ela menos atenta, mas também pode indicar que ela não se importa mais com as suas ações, por mais grandiosas que sejam.

Você sente que algo está errado

Ninguém melhor que você mesma para saber se realmente tem algo errado no seu relacionamento, afinal, só você sabe como se sentia antes e como está se sentindo agora. Use a sua intuição para perceber o que pode estar causando as mudanças repentinas na relação e se há realmente um motivo para isso.

Mas não fique pensando muito no assunto e tentando adivinhar as coisas. Se perceber que a maioria dos sinais que citamos está presente no seu relacionamento, não hesite em questionar o seu companheiro ou companheira em busca de respostas sinceras, por mais que possam doer.

Por fim, sempre se coloque em primeiro lugar

Saber quais são os principais sinais não vai adiantar nada se você não souber o que fazer depois. Nem sempre é fácil lidar com esse tipo de informação, por isso, antes de tomar qualquer decisão, olhe para dentro de si e pense no que é melhor para você: será que vale a pena continuar na relação ou é melhor seguirem caminhos diferentes?

Nenhuma das alternativas que você escolher vai ser fácil e qualquer uma das duas vai ter que, necessariamente, envolver esforços dos dois. Por isso, não tome nenhuma decisão de cabeça quente e avalie bem o que pode estar acontecendo, pois, como dissemos, nem sempre o afastamento é resultado da falta de interesse.

Antes de tudo, cuide da sua autoestima para saber lidar melhor com esse tipo de problemas. E se você perceber que não tem mais jeito e que nenhum dos dois merece passar por isso, encontre uma forma de terminar o relacionamento de forma amigável e sem mágoas.


Gostou deste artigo?