Falta de Desejo do Marido na Gravidez: Saiba Como Melhorar!

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 04 de outubro 2021

Geralmente, muitas coisas mudam na rotina de um casal durante a gravidez. Inclusive a vida sexual, por parte do homem ou da mulher. Está passando por isso? Separamos algumas possíveis causas para a mudança e como resolvê-las. Confira!

Pode ser que o marido perca um pouco do desejo na mulher durante a gravidez. Seja por medo de machucar a mãe e o bebê ou por outro motivo. Porém, é possível reverter a situação com pequenas atitudes, como: melhorar a comunicação do casal, compartilhar mais momentos juntos e manter o romantismo.

O mais importante de tudo é que o casal esteja feliz e satisfeito com a condição. Se incomoda um dos dois, o ideal é ter uma conversa franca e sem rodeios. Saiba como identificar as razões e lidar com elas da melhor maneira possível.

Falta de desejo na gravidez é normal?

Embora não seja uma regra para todos os casais, é comum que o desejo sexual diminua durante a gravidez, tanto por parte do homem quanto da mulher.

Nesse período, existem vários motivos para a falta de desejo feminino, que faz com que a mulher evite ou não sinta vontade de fazer sexo. Dentre eles estão: insegurança com o corpo, alterações hormonais, cansaço excessivo, dificuldade para se adaptar com os sintomas da gestação e outros.

Por que o homem pode perder o desejo durante a gravidez?

Assim como ocorre com algumas mulheres, pode ser que os homens também percam ou sintam menos desejo durante a gravidez. Mas não existe um único motivo para que isso aconteça, há uma série de fatores que contribuem com a diminuição da libido no marido.

Confira algumas das principais causas da perda de desejo do homem na esposa grávida!

Medo de machucar a mulher e o bebê

Muitas vezes, por falta de informação ou excesso de cuidado, alguns homens preferem não tomar iniciativa para o sexo por medo de machucar a mulher ou o bebê durante o ato. Ou veem a esposa com enjoos, falta de disposição, cansadas e acabam ficando receosos em incomodá-la ainda mais.

Entretanto, as relações sexuais durante a gravidez não interferem em nada no desenvolvimento do bebê. Enquanto está na barriga, ele fica super protegido pelos músculos do útero e pelo saco amniótico (uma membrana preenchida por líquido que envolve o feto).

Distanciamento do casal

Apesar de acontecer no corpo da mulher, a gestação é um momento para ser vivido pelo casal. Porém, naturalmente, algumas mamães ficam um pouco mais reclusas, dão menos atenção ao companheiro e focam totalmente no bebê.

Isso faz com que o homem sinta que está sendo deixado de lado e ocorra um distanciamento entre os dois. Nessa fase, momentos a sós podem acabar sendo esquecidos ou deixados de lado, inclusive a parte sexual.

Excesso de responsabilidade

Sabe aqueles dias que você tem milhares de coisas para fazer e nem sobra tempo para se divertir? Pode estar acontecendo isso com o seu marido. A cada dia que passa, mais próximo fica da chegada do bebê e, assim como a mãe, o pai também fica ansioso e preocupado.

Normalmente, os homens se sentem responsáveis pelo conforto e proteção da criança, pela compra de roupas e alimentação, pelo aumento das contas, etc. A preocupação excessiva e o estresse podem estar afetando o desejo que ele sentia antes.

Ele não vê a mulher como ser sexual

Infelizmente, depois que a mulher engravida, alguns homens passam a vê-la apenas como mãe, e não mais como uma mulher que tem vontades, desejos e uma vida sexual ativa. Não é uma regra, mas pode acontecer, mesmo que de forma inconsciente por parte dos maridos.

Por algum tempo, eles passam a enxergar a esposa com outros olhos e não mais como a sua amante.

Como lidar com a falta de desejo do homem durante a gravidez

Agora que você já conhece alguns motivos que levam o homem a não sentir desejo pela mulher na gravidez, chegou a hora de agir.

Confira seis dicas de como lidar com a falta de libido do seu marido e recuperar a vida sexual de vocês durante a gestação!

A comunicação é extremamente importante

Independentemente da situação, a comunicação deve estar sempre em primeiro lugar na vida de um casal. E em circunstâncias como essa, ela é ainda mais importante. Por isso, sempre que vocês sentirem que algo está incomodando, falem sobre o assunto.

Muitas vezes, a falta de desejo pode ser facilmente resolvida ou não passa de um simples mal entendido. Portanto, não esperem o relacionamento se desgastar para tentarem se resolver, conversem o quanto antes.

Explique que o bebê está protegido

Como dissemos, o bebê não é afetado durante as relações sexuais, já que está totalmente protegido dentro da mãe. Busquem se informar e, se for preciso, conversem com um médico sobre o assunto. Ele poderá tranquilizá-los.

O máximo que pode acontecer é o bebê se mexer mais do que o normal, mas isso é comum e não faz mal. Se os dois estiverem dispostos, não houver restrições médicas e nem causar dor ou desconforto, o sexo está liberado.

A mulher precisa se sentir desejada

Alterações no corpo, no emocional, nos hormônios, nas tarefas domésticas... Ocorrem muitas mudanças durante a gestação e todas elas acabam afetando a mulher. Nesse período, é normal que você queira mais atenção e precise de alguém que te coloque para cima, ajudando a lidar com a sua autoestima.

Sendo assim, converse com o seu marido e deixe claro o quanto a situação está te deixando mal. Ele também pode estar com vontade de fazer sexo, mas está receoso de invadir a sua privacidade.

Compartilhe os momentos da gestação com o marido

Um dos motivos da falta de desejo por parte do homem é o distanciamento do casal, como já destacamos. Por isso, não deixe que o seu marido pense que ele não é mais uma prioridade sua.

Naturalmente, a sua atenção não será mais só dele, mas isso não quer dizer que ele será esquecido.

Sempre que fizer algo em relação ao bebê, inclua ele também. Seja nas consultas médicas, nas compras ou nas pesquisas sobre sono, cuidados e alimentação. Dessa forma, ele se sente um participante ativo desse momento e não dá espaço para crises de ciúmes.

Mantenha o romantismo

Em alguns períodos da gravidez, a mulher acaba ficando mais indisposta, e isso é normal. Porém, sempre que puder, não esqueça de demonstrar amor e carinho para o seu marido. Afinal, ele também sofre com as mudanças e, muitas vezes, acaba se sentindo “abandonado”.

Com alguma frequência, encontre formas de tirar o casamento da rotina e fazer algo diferente do que vocês estão acostumados. Além disso, invista em maneiras de apimentar a relação e deixar o sexo mais quente.

Se enxergue como um ser sexual

Lembre-se que, por mais que a gravidez tenha afetado a sua vaidade, você precisa fazer um pouco de esforço para se sentir mais atraente e ajudar o seu marido a te enxergar dessa forma também.

Não é só porque você está grávida e passou por mudanças corporais que não está sexy. Você continua sendo a mulher que desperta interesse no seu parceiro. Procure cuidar de si mesma e investir em formas de se sentir bem.

Tenham paciência, tudo passa!

Essa pode ser uma situação realmente difícil, mas lembrem-se: é só uma fase. A chegada de um bebê proporciona grandes mudanças para as mulheres, mas também afeta as pessoas que estão ao redor, principalmente o pai. O maior segredo é serem sempre sinceros um com o outro, e nunca deixar de falar o que está incomodando.

Também é importante destacar que, depois que o bebê nascer, outras mudanças vão aparecer e podem afetar ainda mais a vida sexual do casal.

Por isso, a melhor hora de resolver todos os pontos é agora! Com diálogos sinceros, é possível passar por todas as dificuldades da melhor maneira possível. Estejam juntos, se apoiem e tenham paciência, pois vai passar.


Gostou deste artigo?