Monovin A: Saiba para Que Serve e Por Que Não Usar no Cabelo
Atualizado 18 de junho 2021
Em meio a tantas receitas milagrosas que existem na internet, é provável que você tenha se deparado com a indicação de Monovin A para o crescimento do cabelo. Porém, seu uso é perigoso quando feito por humanos e pode causar sérios problemas. Confira!
O Monovin A é um medicamento injetável de uso veterinário destinado para animais que estão com ausência de vitamina A no corpo. Não há testes dessa substância em humanos, por isso, quando é usada no cabelo, pode causar intoxicação por vitamina A e causar o efeito contrário ao esperado nos fios.
Mas apesar de não haver nenhuma comprovação científica, muitas pessoas acabam recomendando o uso do medicamento em um “shampoo bomba”. Não caia nessa! Entenda por que NÃO usar a substância e como realmente diminuir a queda de cabelo.
Monovin A faz o cabelo crescer?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Monovin A não possui nenhuma eficácia comprovada para o crescimento do cabelo ou para reduzir a sua queda em pessoas. Como dissemos, ele é destinado para uso veterinário e não tem autorização para ser utilizado em seres humanos.
Há relatos de mulheres que começaram a utilizar o dito milagroso “shampoo bomba” e tiveram resultados positivos após pouco tempo de uso. Inclusive com fotos, que seriam a comprovação.
Mas também há pessoas que obtiveram o efeito totalmente reverso. Ou seja, ao invés de diminuir a queda dos fios, houve um aumento ainda maior da queda e o produto também danificou os fios.
Provavelmente, isso ocorreu porque a vitamina A é um lipossolúvel e se dissolve em gordura. E, caso ela se acumule na raiz, pode acabar entupindo o folículo capilar, causar uma hipervitaminose e ser a responsável pelo volume ainda maior da queda dos fios.
Se você está notando que seu cabelo está caindo ou com dificuldades de crescimento, o ideal é se consultar com um dermatologista para que ele faça um diagnóstico mais preciso e indique medicamentos ou cosméticos que realmente surtirão efeitos.
Para que serve o Monovin A?
Como já adiantamos, o Monovin A é um medicamento injetável para uso veterinário que atua como um suplemento vitamínico em animais - geralmente suínos, equinos e bovinos - que estão com deficiência de Vitamina A no corpo.
De acordo com a bula do medicamento, a falta dessa vitamina no corpo de um animal pode causar problemas oculares, diarreias, transtornos nervosos, esterilidade e até abortos ou partos com fetos mortos, além de deixar os pelos sem brilho.
Talvez seja por isso que algumas pessoas decidiram utilizá-lo nos cabelos, porque a vitamina A pode proporcionar mais brilho e hidratação aos fios, inclusive nos dos seres humanos.
Entretanto, elas não levaram em consideração que o cabelo de um cavalo, por exemplo, é muito mais resistente do que o de uma pessoa. Logo, a dosagem é totalmente diferente, precisa ser prescrita por um médico e nunca deve ser aplicada diretamente nos fios.
Quais são os riscos de usar Monovin A no cabelo?
Só por ser um medicamento de uso veterinário e que não tem nenhum tipo de regulamentação que aprove o uso em humanos, a utilização dele é um risco, principalmente quando é aplicado puro nos fios.
Mas existem outros perigos além desse e nós os listamos para você:
- A concentração de vitamina A presente no Monovin A é muito alta para seres humanos;
- Pode ocorrer intoxicação por vitamina A;
- O medicamento pode causar o efeito reverso nos seus fios;
- Sua raiz pode ficar mais oleosa e os seus cabelos mais fracos;
- Se a vitamina A for consumida em excesso pelo organismo, ela pode se alojar no fígado e no baço;
- O excesso de vitamina A pode causar queda de cabelo, lábios rachados, pele seca, enfraquecimento dos ossos e outros sintomas.
Então, como diminuir a queda de cabelo?
Se você está percebendo que o seu cabelo está caindo muito e de forma descontrolada, a primeira coisa a se fazer é procurar um dermatologista. Muitas vezes, o problema está no seu organismo e você está perdendo tempo em busca de receitas milagrosas que nunca irão trazer resultados.
Procure um médico o quanto antes para que ele faça um diagnóstico correto e te indique um tratamento eficaz para lidar com o problema. Estresse, excesso de vitaminas, anemia, alterações hormonais e uso de medicamentos fortes podem ser alguns dos possíveis causadores.
A falta de uma alimentação saudável também pode ser uma das motivadoras da queda do seu cabelo. Por isso, aposte no consumo de alimentos ricos em ferro (carne vermelha, feijão, verduras...), em ômega 3 e 6 (peixes, azeite, linhaça...), em proteínas (ovos, queijo, grãos...), e que tenham outras vitaminas e nutrientes que favoreçam o crescimento dos fios.
Lembre-se: também é importante se cuidar de dentro para fora!
Dicas para diminuir a queda e ajudar no crescimento dos cabelos
Mesmo que você ainda não tenha um diagnóstico exato que descreva o motivo da queda ou da falta de crescimento dos seus fios, há algumas dicas infalíveis para você colocar em prática que não só vão favorecer os seus cabelos, como também deixá-los mais bonitos e bem tratados.
Confira 10 dicas de como cuidar melhor dos seus fios, diminuir a queda e favorecer o crescimento do cabelo:
- Tenha uma boa alimentação diariamente;
- Beba bastante água;
- Cuide bem dos seus cabelos e aplique máscaras de hidratação e nutrição com frequência;
- Mantenha seus fios limpos e longe de impurezas e oleosidade exagerada;
- Use touca de cetim para dormir, pois ela evita o atrito do cabelo com a fronha de algodão e contribui para que os fios não sofram tração e se desprendam;
- Aplique óleo de rícino nos fios para auxiliar no crescimento. Ele pode ser usado na raiz durante a noite e também no comprimento do cabelo;
- Faça hidratações com babosa. Além de hidratar os fios, ela também vai ajudar a combater a queda e auxiliar no crescimento;
- Nunca se automedique ou use medicamentos fortes sem prescrição médica. Eles podem ser a causa da queda repentina dos seus fios;
- Fique atenta aos procedimentos que estão sendo feitos no seu cabelo. Alguns produtos químicos são muito fortes e podem deixar as suas madeixas mais ressecadas e frágeis;
- Aparelhos como secador, chapinha e babyliss também podem ser os grandes vilões quando usados em excesso e com uma temperatura muito alta. Reduza o uso e, quando for usá-los, passe um bom protetor térmico.
Por fim, se perceber que o seu cabelo está demorando para crescer, você pode usar um shampoo adequado para estimular o crescimento.