Primeiro Encontro: 17 Dicas do Que Fazer e O que Não Fazer

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 17 de agosto 2021

O primeiro encontro sempre é um momento de muita ansiedade, inseguranças e expectativas, afinal, é a primeira vez que vocês vão se ver pessoalmente. Está precisando de uma ajudinha para mandar o frio da barriga embora? Nós separamos algumas dicas para tudo dar certo.

Não dá para prever o que vai acontecer em um primeiro encontro, porém, é possível se planejar para que tudo ocorra bem. Em geral, o ideal é que você não se atrase, marque em um local seguro e seja você mesma durante a conversa. Em contrapartida, não fique mexendo no celular, reclamando ou falando do seu ex.

A verdade é que não existe uma fórmula mágica para que tudo seja perfeito. A melhor forma de dar certo é você agir da mesma forma que age quando conversam à distância e seguir algumas dicas básicas para não exagerar na recepção e nem parecer desinteressada.

Antes de tudo, saiba o que quer

Se você está indo a um encontro com a pessoa é porque sabe exatamente o que quer com ela, certo?

Caso a resposta seja sim, ótimo. Conheça o outro mais a fundo, demonstre seus sentimentos e vá em busca da relação que você deseja construir (se a outra pessoa também estiver disposta).

Porém, se a resposta for não, você precisa pensar um pouco antes de ir até lá. Responsabilidade afetiva é um dos fatores mais importantes quando se está conhecendo uma pessoa nova. Então, seja sincera e expresse seus reais sentimentos.

Se você quiser apenas encontros casuais, não há problema, desde que o outro esteja ciente disso. Da mesma forma que você não merece ter as expectativas alimentadas e depois frustradas, a outra pessoa também não.

Dicas para um primeiro encontro de sucesso

É normal que você se sinta nervosa para o primeiro encontro, e – se te conforta –, provavelmente, ele também está.

Mas como sabemos que não é fácil apenas relaxar e ficar esperando o dia chegar, nós separamos algumas dicas infalíveis que vão te ajudar a se dar bem no encontro, sem deixar que o nervosismo atrapalhe o momento.

Não se atrase

Atrasos não são legais, principalmente se for para fazer charminho. Se você marcou em um horário com a pessoa, tente cumprir o combinado. Deixar o outro esperando pode causar uma péssima primeira impressão.

Mais do que nunca, nesse primeiro momento, se coloque no lugar do outro.

Cuidado para não parecer uma entrevista de emprego

É normal que você fique nervosa e faça algumas "perguntas padrão". Mas não deixe que isso aconteça durante todo o encontro. Caso você sinta que o papo não está fluindo, busque formas de quebrar o gelo e deixar a conversa menos formal possível.

Para ser marcante, o encontro precisa ser legal para os dois. Por isso, escolham um lugar onde vocês se sintam totalmente confortáveis e, claro, que seja seguro. O ideal é que você evite locais desconhecidos, muito longe da sua casa ou que fique em uma localidade perigosa.

Mantenha-se ocupada até o encontro

Mesmo que a ansiedade esteja tomando conta de você, não coloque o encontro acima de tudo, pois, assim, o nervosismo só vai aumentar. Foque no seu trabalho, em algum passatempo ou nos seus amigos. Deixe para se preocupar com o encontro apenas no dia.

Fique atenta ao clima do encontro

Durante a conversa, preste atenção em tudo o que está acontecendo e no rumo que ela está tomando. Essa é uma ótima forma de você conseguir dar os próximos passos. Tente entender quais assuntos rendem mais, como o outro está se sentindo, quando é a hora de parar de falar e se está – ou não – sendo bom para os dois.

Não exagere na roupa

Não exagere na produção apenas para surpreendê-lo. Esse encontro pode ser o primeiro de muitos, então, desde já, mostre apenas o que você é. Use roupas que traduzem bem o seu estilo e não ouse muito na maquiagem.

Estabeleça uma boa conversa

Deixe o papo fluir naturalmente e encontre assuntos em comum que vocês gostem de falar. Não permita que o nervosismo te deixe muda ou que faça você falar sem parar. Fale coisas agradáveis e ouça quando for preciso, sem tornar a conversa em algo forçado.

Evite silêncios constrangedores

Assim como você não deve falar exageradamente, não fique em silêncio por muito tempo. É normal que vocês ainda tenham receio de falar sobre alguns assuntos, mas não deixe que isso se torne um empecilho para a conversa ou cause constrangimentos a nenhum dos dois.

O importante é ser você mesma

Por mais que você queira impressionar, não tente ser alguém que não é. Claro que você não deve sair mostrando todos os seus pontos fracos logo de cara, mas não faça coisas que você, normalmente, não faria. Apenas seja você mesma.

Mantenha contato visual

Demonstre segurança durante a conversa e não fique desviando o olhar. Olhe nos olhos dele e mostre que está disposta a fazer com que aquele encontro dê certo. Essa pode ser uma boa forma de encorajá-lo também.

Faça elogios

Quem disse que só os homens podem elogiar? Se algo lhe chamou a sua atenção, fale. Mas, claro, só se for com sinceridade. Talvez, elogiá-lo seja a “deixa” ideal para quebrar o gelo do primeiro encontro.

Aproveite e divirta-se

Desencane e relaxe! O seu maior dever é ter um encontro legal e que seja marcante para os dois. Por isso, dê o seu melhor para que a experiência seja positiva. Não fique se policiando ou colocando regras, apenas divirta-se e aproveite o momento.

O que NÃO fazer no primeiro encontro

Mesmo que vocês já conversem há um bom tempo e tenham alguma intimidade, existem algumas atitudes que não devem ocorrer para não afastar o crush logo no primeiro encontro.

Pensando nisso, também selecionamos algumas gafes que você NÃO deve cometer de forma nenhuma.

Não fale sobre relacionamentos passados

Mesmo que você tenha terminado um relacionamento recentemente ou que aconteça algo que lembre muito o seu ex, não fale sobre ele. Com certeza, o assunto deixará o outro constrangido e com a impressão de que você ainda não superou a relação anterior.

Não demonstre falta de respeito

Ser inconveniente nunca é legal, ainda mais em um primeiro encontro. Foque no seu companheiro e evite fazer comentários sobre as pessoas que estão ao redor. Trate todos com respeito para não passar uma impressão errada para a outra pessoa.

Evite ficar mexendo no celular

Pelo menos durante o encontro, não fique mexendo no celular ou falando com outras pessoas, pois pode parecer que você está desinteressada. Só se comunique com outra pessoa se estiver com medo ou sinta que ele está passando dos limites.

Não se apresse

Por mais que você queira dar o próximo passo, não pressione e nem apresse as coisas. Antes de tudo, observe se o outro está confortável com a situação e se ele também quer. Se os dois quiserem contato físico, ótimo. Caso contrário, deixe para os próximos encontros.

Não reclame demais

Não fique reclamando de tudo, isso pode deixar o outro com o pé atrás. Talvez o local não seja tão agradável assim, a comida não esteja impecável ou aconteça algo que fuja do controle, mas não deixe que isso estrague o encontro de vocês. Foque nas partes positivas.


Gostou deste artigo?