Selagem Capilar Alisa o Cabelo? Conheça Seus Benefícios!

Nathália Martins
Nathália Martins
Atualizado 25 de outubro 2021

Se você já procurou um tratamento para fios danificados e sem vida, certamente já ouviu falar na selagem capilar. Nesse artigo, saiba quais são seus benefícios e por que fazê-la nos seus fios.

A selagem capilar é um procedimento feito à base de queratina, uma proteína que ajuda na restauração e no fechamento das cutículas dos fios. O tratamento verdadeiro não promove o alisamento. Para isso, é preciso aplicar um produto específico para esse fim junto do tratamento com queratina.

Diferentes procedimentos químicos, tais como coloração, alisamento, e o uso de chapinha e secador, que podem danificar os cabelos, com a selagem capilar é possível recuperar a saúde dos fios. A seguir, saiba quais os benefícios dessa técnica capilar.

A selagem alisa o cabelo?

A selagem capilar é um tratamento feito com queratina, que é naturalmente produzido pelo nosso corpo e que está presente nos cabelos.

Essa técnica serve para recuperar e selar as cutículas dos fios, fornecendo as proteínas e nutrientes que os fios danificados perderam, tornando-os mais fortes, macios e com melhor aspecto, mas sem mudar sua estrutura.

Por isso, ela é recomendada para todos os tipos de cabelo, naturais ou com química, pois todo cabelo pode ficar danificado por diferentes fatores externos, como a poluição, o sol e até mesmo o ato de pentear e prender os cabelos.

O tratamento de selagem não tem formol ou qualquer outro tipo de composto químico em sua composição que alise os fios. A queratina por si só não tem poder de alisamento, portanto, se o seu objetivo é obter um efeito liso nos fios, será necessário utilizar junto da queratina algum composto químico que promova tal efeito, como o tioglicolato de amônia e a etanolamina.

Qual a função da selagem no cabelo?

Sendo um tratamento de reconstrução e recuperação dos cabelos danificados, principalmente os cabelos quimicamente tratados com tintura, descoloração e alisamento. A selagem tem como objetivo dispor as proteínas que o fio precisa para ser mais saudável e ficar com um aspecto mais bonito.

O que trará esse resultado é a queratina, principal composto desse tratamento. Esta ajudará no preenchimento das áreas carentes de proteína dentro da estrutura capilar, reparando e selando as cutículas dos fios.

É essa reparação que será responsável por promover um cabelo mais alinhado, com mais maciez, brilho, força e hidratação. Mesmo os cabelos sem química podem se beneficiar grandemente com essa técnica, pois, no longo prazo, todos os tipos de cabelo tendem a perder a hidratação, ficando ressecados e com um aspecto opaco.

Lavagem do cabelo após a selagem

Também, não se esqueça de seguir uma rotina de cuidados, para prolongar ainda mais o efeito do tratamento nos cabelos. Siga o cronograma capilar, sempre invista em hidratações, nutrições e faça umectação capilar.

Quanto tempo a selagem demora para sair dos fios?

Se os fios estiverem muito danificados e a selagem for feita apenas com queratina, é bom evitar outros procedimentos químicos, como coloração e alisamento para que o efeito do tratamento dure mais tempo.

Mas, se for feito com alisamento, o tempo pode variar conforme o número de vezes em que o cabelo é lavado, durando em média três meses.

Nesse caso, recomenda-se alternar os dias de lavagem, evitando água quente, cloro de piscina, água do mar e o uso de shampoo anti-resíduos, que são fatores que diminuem a duração do efeito da selagem com alisamento.


Gostou deste artigo?