Slow Beauty: Conheça Esta Nova Tendência de Beleza!
Atualizado 21 de julho 2021
Felizmente, as pessoas e as marcas estão ficando cada vez mais conscientes, e isso também inclui o mundo da beleza. Quer saber mais sobre a tendência de consumo natural slow beauty? Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre ela!
O slow beauty é um movimento que visa o consumo de produtos de beleza de forma mais consciente, sem componentes químicos prejudiciais à saúde e sem excessos. Nessa tendência, o foco é direcionado para cosméticos mais naturais, orgânicos e sem crueldade animal.
Você pode estar pensando que o movimento estimula as pessoas a deixarem os cuidados de lado, mas é totalmente o contrário. O objetivo é que todos se cuidem, porém, de uma forma mais controlada, natural e com mais qualidade.
O que é slow beauty?
Como adiantamos, o slow beauty é um movimento que surgiu nos Estados Unidos e segue a mesma linha das tendências slow food e slow fashion, ou seja, um consumo de produtos de uma forma mais consciente, focando na qualidade e não na quantidade.
De uma forma clara e resumida, o próprio nome já reflete bem o propósito do movimento: slow significa lento ou devagar em português, enquanto beauty significa beleza.
Sendo assim, o foco não é na quantidade ou na variedade de produtos que você possui, mas no consumo de cosméticos orgânicos, feitos em casa, com ingredientes naturais, livres de componentes químicos sintéticos e de crueldade ou exploração animal (veganos).
Outro ponto positivo do slow beauty é que ele vai além do consumo excessivo, tendo também como base a sustentabilidade e o impacto que alguns cosméticos podem ter sobre a nossa saúde.
Quais os benefícios do slow beauty?
Mudar para melhor é sempre uma vantagem. E quando se trata de um consumo consciente, sem perder a qualidade ou deixar os cuidados de beleza de lado, os benefícios com certeza são maiores.
Confira quais são os principais quando slow beauty é aderido!
Você fica menos suscetível a alergias
Não é incomum que nós usemos produtos de beleza industrializados sem nem saber do que ou como ele é feito. E isso, não raro, resulta em alergias e sensibilidade a alguns cosméticos, principalmente nas pessoas com a pele mais frágil.
Normalmente, os produtos naturais não possuem nenhum tipo de componentes industrializados e que podem fazer mal à pele ou causar alergias. Eles têm fórmulas não agressivas, sem álcool, agrotóxicos, parabenos e são ecologicamente corretos.
Os benefícios dos ingredientes naturais são mais aproveitados
Ao contrário do que se pensa, não são só os produtos industrializados que são capazes de oferecer benefícios para a pele e para o corpo. Os produtos naturais propostos pelo slow beauty exploram e valorizam muito mais esses benefícios, deixando a pele saudável, macia e longe de problemas.
Ingredientes como as argilas, aloe vera, amêndoa, café, karité, jojoba, lavanda, aveia e vários outros são altamente benéficos e excelentes para dar um up nos cuidados de forma natural.
Dá para economizar com as receitas caseiras
Como acabamos de dizer, há uma série de benefícios nos ingredientes naturais e eles podem ser bem aproveitados tanto em cosméticos não industrializados como em receitas caseiras, feitas por você mesma.
Assim, além de aproveitar melhor os pontos fortes de cada ingrediente, você economiza um bom dinheiro. Mas claro, sempre pesquisando e pegando as receitas de fontes confiáveis.
Menos lixo é gerado
No slow beauty, a sustentabilidade também é muito importante, e diminuir (ou evitar) o consumo de produtos industrializados já é uma grande ajuda.
Optando por produtos naturais, uma quantidade menor de lixo é gerada, há menos resíduos no processo de fabricação e, algumas vezes, as embalagens são biodegradáveis ou recicladas. Todo o processo produtivo é muito mais consciente.
Você tem a chance de valorizar o comércio local
Algumas marcas já estão despertando para a produção de cosméticos orgânicos e naturais, porém, você pode valorizar os produtores locais e marcas menores da sua cidade, em substituição às empresas gigantes das quais você costuma comprar.
Um dos propósitos do slow beauty é consumir de forma consciente e com qualidade. Então, nada melhor do que saber exatamente quem fez o que você está usando no seu rosto, corpo ou cabelo.
Como praticar o slow beauty?
Tudo é parte de um processo e as mudanças não precisam ser feitas de uma hora para outra, em um estalar de dedos.
Você não precisa se desfazer de todos os seus produtos industrializados e encher a prateleira de produtos naturais, afinal, o próprio nome do movimento sugere uma beleza mais lenta, sem acúmulos ou pressa de adquirir algo sem necessidade.
Separamos algumas dicas para você incorporar o slow beauty no decorrer dos dias e, gradativamente, inseri-lo na sua rotina:
- Só compre produtos que realmente são essenciais para você, sem se deixar levar por propagandas ou influencers de beleza;
- Observe os ingredientes dos produtos antes de comprá-los, uma vez que não é incomum que as pessoas comprem cosméticos com substâncias agressivas sem nem perceber;
- Não acumule cosméticos que você nunca vai usar. Se preciso, doe, faça um bazar ou jogue fora o que não tem mais serventia;
- Invista em receitas caseiras. Pode dar um pouco mais de trabalho, durar menos, mas você vai saber exatamente o que está usando;
- Pense no planeta, nos animais e nas próximas gerações optando por produtos veganos e por embalagens reutilizáveis, recicladas ou biodegradáveis;
- Aos poucos, vá substituindo seus cosméticos por versões mais naturais e sem ingredientes sintéticos.
Como são as receitas Slow Beauty?
Como você pôde perceber, para aderir ao movimento slow beauty não é preciso de muito. Basta reconhecer que o mundo da beleza às vezes nos impulsiona a um consumo exagerado, decidir mudar a sua realidade e ser mais consciente quanto à compra e ao uso de cosméticos.
Se você quer começar pelas receitas naturais e livres de componentes químicos, já pode colocar a mão na massa e aproveitar todos os benefícios que alguns ingredientes proporcionam. Aqui no É de Mulher você encontra diferentes receitas caseiras que atendem aos requisitos do slow beauty.
Para o rosto, por exemplo, você pode usar ingredientes como o café e o bicarbonato de sódio, além de garantir uma limpeza de pele ou uma esfoliação potente e natural.
Para o cabelo, há receitas de hidratação que oferecem diversos benefícios para os fios e levam ingredientes básicos como o óleo de coco e o abacate.
E também é possível incorporar práticas de bem-estar no dia a dia com receitas caseiras de escalda-pés, hidratação labial e até de desodorante, que pode ser feito com pedra hume.
Opções são o que não faltam para você dar o pontapé inicial!