Como Matizar o Cabelo? Veja os 10 Melhores Matizadores!
Atualizado 04 de outubro 2021
Cabelos descoloridos, com o tempo, tendem a ganhar tons amarelados e alaranjados, deixando-os com aspecto opaco e cor não desejada. A matização é uma das mais eficazes técnicas para corrigir a cor dos fios. Se esse é o seu caso, leia este artigo para entender tudo sobre matização!
A matização consiste em neutralizar uma cor indesejada nos cabelos com a aplicação de pigmentos cuja cor seja oposta à cor que se queira corrigir. Para fios com tons amarelados, por exemplo, usa-se matizadores roxos. Como resultado, tem-se um reavivamento da cor originalmente almejada nos cabelos.
Inúmeros fatores influenciam na mudança de cor dos nossos fios e, principalmente para fios descoloridos, é necessário um cuidado maior para que isso não ocorra. Para saber por que e como incluir essa técnica na sua rotina de cuidado capilar, não deixe de ler as dicas que trouxemos para você!
Dá para matizar o cabelo em casa?
Com o devido cuidado, é possível matizar os cabelos sem precisar ir ao salão. Primeiramente, você irá precisar de produtos de qualidade adequados e específicos para a técnica de matização. Respeitando as orientações de aplicação do produto, as chances de ter um bom resultado são grandes.
Há ainda a opção de matizar os fios com produtos que atingem esse mesmo objetivo, mas que são mais baratos, como a violeta genciana. Podendo ser usada diluída ou misturada com outros produtos, a violeta genciana é uma opção mais econômica. Porém, exige atenção redobrada por ter maiores chances de manchar e ressecar os fios.
Mas o que é matização?
A técnica de matização nada mais é do que o processo de neutralizar tons indesejados presentes nos fios, especialmente tons amarelados e alaranjados, decorrentes de descolorações ou do desbotamento natural da cor dos cabelos.
Esses tons indesejados são resultado de uma oxidação que naturalmente vai ocorrer nos fios mas que são acelerados quando os cabelos são expostos à poluição, ao sol, ao calor da chapinha e do secador, à água quente do banho, ao mar e à piscina.
Cabelos descoloridos são os que mais sofrem com esse processo e por isso requerem maior constância na correção de sua cor, sendo muitas vezes usado logo após a própria descoloração, como forma de atingir o tom desejado.
Seguindo a regra de cores opostas da Estrela de Oswald, um gráfico muito utilizado na colorimetria capilar, cabelos com tons em amarelo serão neutralizados com matizadores roxos e lilás, e os com tons em laranja serão neutralizados, por sua vez, com matizadores em azul.
Quanto mais escura for a cor do matizador, mais pigmento azul estará presente no produto e mais chances você terá de acinzentar os fios (ou o famoso "chumbar") se não seguir o limite de tempo de aplicação do produto. Esses pigmentos ficarão na camada mais externa da fibra capilar, nas cutículas.
O resultado dessa neutralização é o avivamento da cor que originalmente você queria nos seus fios. E o bônus é que os matizadores disponíveis no mercado já ajudam na hidratação e nos cuidados dos fios com coloração e que por isso necessitam de cuidados específicos.
Como matizar o cabelo em casa
Pode parecer um pouco complexo o processo de matização, mas ele é super simples de ser feito. Tomando os cuidados necessários, não há risco em fazê-lo em casa. Separamos, a seguir, dicas importantes para você matizar os seus fios com segurança.
Escolha o matizador certo
O primeiro passo é escolher o matizador com o pigmento certo de acordo com a cor que você quer neutralizar nos seus fios. Como dito antes, é fundamental seguir a regra da colorimetria capilar para não acabar aplicando pigmentos que não farão diferença nos seus fios e que não irão neutralizar os tons indesejados.
Entendendo como cada cor funciona, você tem os seguintes tons de matizadores:
- Matizador roxo: disponível em tons de roxo e lilás, o roxo neutraliza tons amarelados e dourados, sendo mais indicado para fios loiros;
- Matizador azul: neutraliza tons alaranjados, acobreados e avermelhados, mas é preciso ter cuidado pois há maiores chances de acinzentar os fios;
- Matizador preto: usado quando se quer fechar tons do cabelo ou mesmo para adquirir uma tonalidade acinzentada, podendo ser usado em fios mais escuros para neutralizar reflexos avermelhados presentes em fios castanhos e pretos;
- Matizador cinza: tal qual o preto, o cinza é mais uma opção para quem deseja esfriar a tonalidade do cabelo ou para obter um look acinzentado, também utilizado para fios brancos ou grisalhos.
Lembrando que a diferença da matização para a tonalização é que no primeiro caso você consegue criar uma cor sem levar em conta o fundo de clareamento e a altura do tom, enquanto que na tonalização esses aspectos não podem ser desconsiderados.
Aplique o matizador no seu cabelo
A forma de aplicar um matizador não varia muito entre as fabricantes, mas é necessário seguir à risca suas instruções porque os fios podem manchar se ficarem muito tempo com o produto. O tempo e a forma dependerão se você utilizará um matizador em forma de shampoo, condicionador ou máscara, que pode ser pura ou diluída.
Para facilitar a sua vida, apresentamos um passo a passo de como é a matização do cabelo com máscaras matizadoras:
- Como o tempo de ação do matizador é de poucos minutos, o primeiro passo é deixar tudo preparado para aplicar e logo em seguida poder enxaguar os fios;
- Com os cabelos lavados, aplique a máscara matizadora, diluída em um creme branco ou pura, mecha por mecha, dando maior atenção às mechas com tons indesejados;
- Deixe agir por 5 a no máximo 10 minutos (é super importante respeitar o tempo máximo que o fabricante do produto indica!);
- Enxágue abundantemente e retire todo resquício do matizador.
Os fios necessitam de hidratação
Alguns matizadores vêm em fórmulas hidratantes, mas eles não substituem o cuidado que se deve ter com os fios descoloridos, que tendem a ser mais fragilizados e porosos. Um maior nível de porosidade, inclusive, pode influenciar na maior absorção do pigmento aplicado, significando que há maior risco de manchá-los.
Por isso, mantenha um cronograma capilar visando a hidratação, a nutrição e a reconstrução dos cabelos. Com os fios hidratados, a fixação do pigmento da sua matização terá maior durabilidade.
Algumas opções de hidratação capilar com óleo de coco, babosa e abacate são um ótimo início para cuidar dos seus fios.
Os 10 melhores produtos matizadores
Agora que você já sabe para que servem e como usar matizadores, selecionamos alguns produtos que podem atender as necessidades dos seus fios.
Lola Cosmetics Loira de Farmácia Máscara Matizadora
A máscara matizadora Loira de Farmácia, da Lola Cosmetics, é indicada para neutralizar fios com tons amarelados e alaranjados em cabelos coloridos, mechados e naturais. Contém vinagre de frutas, extrato de limão e camomila.
Sua textura é cremosa e, portanto, é ótima também para hidratar os fios. Está disponível em embalagem de 230 g e é um produto vegano.
Amend Specialist Blonde Máscara Matizadora
A máscara matizadora da Amend, a Specialist Blonde, é indicada para cabelos loiros descoloridos ou com mechas. Possui em sua fórmula polissacarídeos nutri-protetores e extrato de mirtilo, recuperando fios porosos.
Vem em embalagem de 300 g.
Forever Liss Professional Platinum Blond Máscara Matizadora
Da marca Forever Liss, a máscara matizadora da linha Professional Platinum Blond promete um efeito platinado, com ação antioxidante e hidratação profunda. É indicado para cabelos loiros, grisalhos ou com mechas.
Entre seus ingredientes estão a uva rosê, rica em vitaminas dos complexos B e C, e o mirtilo. Disponível em embalagens de 250 g.
Haskell Extend Color Máscara Matizadora
Indicada para fios loiros, brancos e com mechas, a máscara matizadora Extend Color, da Haskell, ajuda na neutralização de tons amarelados em sua versão roxo-violet. Sua fórmula contém mirtilo, arginina e Lumini System, que ajuda na fixação e na durabilidade da cor.
Por abrir as cutículas dos fios, é necessário usar um condicionador com pH mais baixo depois de sua aplicação. Produto vegano, vem em embalagem de 90 g.
Knut Ultra Silver Mask Matizador Profissional
Com Phyto Pigmento Violáceo, que promete neutralizar os fios sem escurecê-los ou acinzentá-los, a máscara matizadora Knut Ultra Silver promete efeito platinado e com muita hidratação, pois contém em sua fórmula óleo de avelã e macadâmia.
É um produto livre de parabenos e que não é testado em animais. Disponível em embalagem de 150 g.
Kamaleão Color Cavalo Marinho Matizador Roxo
Da marca Kamaleão Color, o matizador Cavalo Marinho em sua versão de cor roxa é um produto super concentrado e de uso profissional, devendo ser usado diluído. É indicado para correção de tons amarelados, tendo um efeito final perolado.
Não contém parafina, óleo mineral, parabenos e derivados de animais. Disponível em embalagens de 300 ml e 150 ml.
Felps Color Magic Clay 4K Matizador Black
A máscara matizadora Felps Color Magic Clay 4K contém pigmento da cor preta e promete um efeito cinza. Portanto, é mais indicada para quem deseja ter os cabelos acinzentados e, em cabelos de tons escuros, como castanho e preto, ela promete intensificar a cor e dar mais brilho.
Sua fórmula é hidratante e rica em óleo de ojon, argan e babosa. Vem em embalagem de 500 ml.
Lowell Violet Platinum Máscara Hidratante
Da Lowell Cosméticos, a máscara matizadora da linha Violet Premium neutraliza tons de amarelo nos fios ao mesmo tempo que os hidrata. Por possuir pigmento roxo, é indicada para cabelos loiros e descoloridos.
Contém complexo de yacon e filtro solar que ajudam a não desbotar a cor dos fios. É um produto não testado em animais e está disponível em embalagens de 240 g e 450 g.
Magic Color 3D Ice Blond Gloss Matizador
O matizador 3D Ice Blond, da Magic Color, é indicado para fios loiros, brancos ou grisalhos. Promete neutralizar tons amarelados, proporcionando um efeito gloss devido à presença de glitters pigmentados e aminoácidos essenciais em sua fórmula.
Com efeito final cinza, é necessário usá-lo diluído com uma máscara branca de sua preferência. Vem em embalagens de 100 ml e 300 ml.
Inoar Absolut Speed Blond Máscara Violeta
A máscara violeta Absolut Speed Blond, da Inoar, promete neutralizar tons amarelados enquanto trata dos fios loiros e descoloridos. Com fórmula hidratante, contém óleo de argan, Centaurea cyanus, azuleno e extrato de alecrim.
É um produto vegano e é liberado para as técnicas low poo, no poo e co-wash. Disponível em embalagem de 250 g.
Também existem shampoos e condicionadores desamareladores
Como mencionado no começo deste artigo, a técnica de matização pode ser feita de diferentes formas. Há shampoos e condicionadores com função matizadora que cumprem bem o que prometem. No entanto, seu efeito é mais superficial do que o de uma máscara e, por essa razão, de menor durabilidade.
Caso você só precise fazer uma pequena manutenção na cor, o interessante é acrescentar um shampoo matizador na sua rotina capilar, alternando com os produtos de uso constante. Assim, você consegue manter o tom dos fios por mais tempo sem sobrecarregá-los com pigmentos matizadores.
O intervalo de tempo do uso de matizadores varia, mas uma média de 20 dias entre uma matização e outra é aceitável. Como a matização consiste em aplicar mais pigmentos aos fios, é recomendado não abusar muito dessa técnica.
Além da matização, outros cuidados são necessários
A matização funciona como uma forma de corrigir um problema de cor que tem como causa alguns hábitos: uso de água muito quente para lavar os cabelos, uso de fontes de calor como a chapinha e o secador, exposição ao sol, ao cloro da piscina, ao sal do mar e à poluição.
Esses hábitos é desbotam a cor dos cabelos e deixam as cutículas dos fios mais abertas e suscetíveis. É fundamental, portanto, manter uma rotina de cuidados que consiga repor componentes essenciais à saúde dos fios.
Seguir e investir em um cronograma capilar que se adeque exatamente às suas necessidades poderá te ajudar a manter a duração da cor por mais tempo, cutículas mais fechadas e fibra capilar mais forte.