Voltar com Ex: É Uma Boa Escolha? Pode Dar Certo?
Atualizado 14 de agosto 2021
Lembranças, momentos, sonhos... um ex pode trazer tantos sentimentos bons à tona, que é comum que algumas pessoas pensem em dar uma nova chance. Mas será que vale a pena voltar ao passado? Se você tem dúvidas, nós te ajudamos a decidir.
Não existe uma fórmula mágica, voltar com o ex pode dar super certo ou piorar ainda mais a situação. Por isso, antes de tomar a decisão final, você precisa analisar fatores como o motivo do término, os pontos positivos e negativos da relação anterior e, só então, dizer "sim" novamente ou dar um "não" definitivo.
O mais importante é não tomar a decisão apenas por pressão do seu ex ou por incentivo de outras pessoas. Só você sabe o que realmente passou e o que aconteceu para que a relação chegasse ao fim. Neste artigo, nós separamos pontos importantes para você refletir antes de voltar com um ex. Confira!
Voltar ou não voltar: eis a questão!
Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade: a única pessoa que pode decidir se você deve ou não voltar com o seu ex é você mesma.
É comum pensar em voltar para o antigo relacionamento, principalmente se vocês tiveram mais momentos bons do que ruins, se passaram muito tempo juntos ou se você ainda nutre algum sentimento pelo seu ex. Entretanto, essa não é uma decisão fácil, até porque, se vocês terminaram, algo de ruim aconteceu.
O primeiro passo antes de tomar qualquer decisão é separar os pontos positivos e negativos da situação. Para isso, pense bastante e responda algumas perguntas importantes: Por que vocês terminaram? Por que você quer voltar? A volta vai te fazer bem? Quais foram os problemas que vocês enfrentaram? Você está sendo pressionada?
Depois de refletir bem e achar respostas para todas as perguntas, vai ser muito mais fácil tomar a decisão tão importante.
O motivo do término é realmente o que mais importa
Os momentos bons que vocês já viveram são importantes e, com certeza, serão decisivos para a volta. Mas o que realmente deve pesar na escolha é o motivo do término, afinal, é por causa dele que vocês não estão mais juntos.
Há motivos que são realmente sérios e não vale a pena vivê-los novamente, como traições, mentiras, perda de confiança, abuso psicológico e desrespeito. Nesses casos, a melhor alternativa é seguir a sua vida e pedir que o seu ex faça o mesmo. Ou você pode se machucar ainda mais.
Porém, se o que motivou o término não foi algo sério, como falta de tempo, a distância, brigas bobas ou porque estavam em momentos diferentes, a volta pode ser uma boa ideia. Mas, ainda assim, a decisão precisa ser tomada depois de muita reflexão e só se você estiver realmente disposta a fazer isso.
Mas voltar com ex pode dar certo?
Existem centenas de histórias de ex-casais que se reencontraram em outro momento da vida e construíram (novamente) um lindo caminho juntos. Porém, não se apegue a isso para tomar a sua decisão, pois os relacionamentos são individuais e cada um tem suas particularidades.
Se o seu ex te fazia mal, se ocorreu algo muito sério para vocês terminarem ou se você só está cogitando voltar por pressão ou carência, é melhor abandonar a ideia. Pode até acontecer com algumas pessoas, mas a maioria delas não mudam de uma hora para outra e tendem a prometer coisas só para ter a relação de volta.
Para dar certo, é preciso que vocês dois reflitam bastante, decidam mudar os pontos que levaram ao fim do relacionamento e tenham a certeza de que os erros ficaram para trás.
E quais são os motivos para não voltar com meu ex?
Existem diversos motivos para uma mulher não voltar com o ex, mas os principais são: traição, falta de confiança, agressão física, abuso psicológico, comportamentos tóxicos, mentiras ou ciúmes excessivos.
Esses são problemas sérios e, se algo aconteceu uma vez, é bem provável que aconteça novamente, mesmo que ele prometa o contrário e diga que mudou. Nunca se esqueça que atitudes dizem muito mais do que palavras.
No seu caso, os pontos negativos do relacionamento são os motivos concretos para você não voltar com o seu ex. Pense se realmente vale a pena relevar tudo de ruim que aconteceu e se vocês vão conseguir ignorar o passado.
O amor é quase (!) tudo
Talvez você já tenha percebido, mas é sempre bom reforçar: o amor é extremamente importante para um relacionamento, mas não é tudo. Por mais que você ame o seu ex e esteja disposta a voltar com ele, tenha em mente que, sozinho, o seu amor não consegue manter a paz que uma relação precisa.
Antes de amar outra pessoa, você deve amar a si mesma e não colocar nada acima do amor-próprio. Então, se ele não te fazia bem, se te causou muito sofrimento ou se o comportamento dele não era legal, é melhor continuar solteira, mesmo que você ainda o ame muito.
Mas afinal, devo ou não voltar com meu ex?
Depois de pensar sobre tudo o que abordamos, a resposta está – unicamente – em suas mãos. Por mais que outras pessoas deem opiniões, somente você sabe o que viveu e se realmente vale a pena (re)investir no seu ex.
O que nós podemos dizer com certeza é que você não deve voltar apenas para agradar outras pessoas, para fins sexuais ou por dependência emocional. Pense, analise todos os fatores e só depois tome a sua decisão.
Caso os motivos do término tenham sido “bobos” e vocês estejam mais maduros e dispostos a consertá-los, pode ser uma boa ideia dar uma nova chance.
Porém, se ele te traiu, te fez sofrer e brincava com os seus sentimentos, o melhor que você tem a fazer é não cair em conto de fadas, superar o fim do relacionamento e encontrar a felicidade em si mesma.